Este evento faz parte de uma série de apresentações promovidas pela Direção Regional de Cultura do Norte, em parceria com vários municípios, no âmbito do projeto “Circum-navegando… do local ao global”, com intuito de evidenciar as incidências locais deste feito.

Na Póvoa de Varzim serão apresentadas inúmeras peças e símbolos da cidade, como por exemplo, as siglas poveiras, os ex votos marítimos, imagens e pinturas antigas da bandeira da Póvoa de Varzim, manequins com trajes do século XV, modelos de embarcações, modelos da lancha poveira, a camisola poveira, imagens de Nossa Senhora da Boa Viagem e algumas peças alusivas a S. Pedro Gonçalves Telmo.

A viagem de circum-navegação partiu do porto de Sanlúcar de Barrameda a 20 de setembro de 1519 teve consequências importantes no seu tempo e no futuro. Revestiu-se de um simbolismo reconhecido hoje pelas comunidades e poderes políticos, não só da Península Ibérica, mas em todos os pontos do globo por onde passou, dada a dimensão global. A expedição é vista como fulcral para o encontro de civilizações e culturas à escala mundial. 

A entrada é gratuita para estudantes, professores, para maiores de 65 anos e para os Grupos dos Amigos dos Museus.

A exposição estará patente até 10 de fevereiro de 2022, podendo ser visitada durante o horário de funcionamento do Museu Municipal: de terça a domingo, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h00