Atualmente, o Orfeon Condal de Noreña é composto por 30 vozes mistas e dirigido por Joaquín Villegas Alvarez, que efetuou estudos na Escolanía de Covadonga, com o mestre Leoncio Diéguez. É licenciado em musicologia pela Universidade de Oviedo e dirige o Orfeon Condal de Noreña desde o ano de 1999.

Criado em 1957, o Orfeon Condal de Noreña tem sido, desde a sua fundação, um elo importante na longa história musical e polifónica da cidade de Noreña, bem como na elite da música coral das Astúrias.

Interpretam obras dos mais conceituados compositores de todos os tempos: Schubert, Bach, Mendelssohn, Gunot, Bortnianski, César Franck, entre outros. Na vertente religiosa vale a pena destacar a sua interpretação do Aleluia de G. F. Häendel. O seu repertório abrange todos os períodos da música, desde o canto medieval e renascentista, passando pela música barroca, neoclassicismo ou romantismo, sem esquecer obras de polifonia mais contemporânea ou tradicional e, claro, sem esquecer as da sua origem asturiana.