Passar para o conteúdo principal
Data
30 de setembro
Horas
21h30
Local
Biblioteca Municipal Rocha Peixoto

A Biblioteca Municipal Rocha Peixoto recebe, no dia 30 de setembro, às 21h30, a Conferência Avelino Barros, Photographo da Caza Real, por Sandra Amorim e Raúl Leitão.

Nesta sessão, acompanhada de uma pequena mostra documental, os conferencistas irão apresentar novos dados sobre o percurso profissional, a vida familiar e as relações sociais do notável artista Avelino Barros, nascido na Póvoa de Varzim, a 20 de fevereiro de 1879.

Filho de António José de Barros, fundador da primeira casa de fotografia da Póvoa, a Photographia Barros, na Rua da Junqueira, Avelino Barros seguiu a profissão do seu pai e desde cedo demonstrou um enorme interesse e aptidão para a fotografia, pintura e desenho.

Como prova do seu valor, viu reconhecidos a nível nacional e internacional os seus trabalhos fotográficos, obtendo inúmeros prémios e distinções, colocando-se entre os maiores e mais inovadores profissionais do seu tempo.

O Rei D. Carlos, adepto das artes, foi um grande admirador do seu trabalho, tendo-o nomeado “Fotógrafo da Casa Real”, em 1902, facto que dá o mote para o assunto desta conferência.

Procissão de Nossa Senhora do Rosário: trânsito condicionado

No dia 9 de outubro, a Póvoa de Varzim recebe a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Importando garantir adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no trajeto da mesma, o Município alerta a população para os condicionamentos de trânsito no dia da procissão, a partir das 16h00.

Assim, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos nas seguintes artérias da cidade: Rua da Igreja, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Largo das Dores e Rua de S. Pedro.