A Biblioteca Municipal Rocha Peixoto em parceria com a Associação Desportiva e Recreativa Académico de Belém vai realizar no Diana Bar a desfolhada tradicional num ambiente rural para a vivência de uma tradição antiga.

Será recriado um cenário semelhante a uma eira comunitária, relembrando o espírito de entreajuda da desfolhada do milho e recorrendo aos usos e costumes de outros tempos.

 As desfolhadas  aconteciam em fins de Setembro ou início de Outubro. Depois de retirarem a espiga (ou maçaroca do milho) da planta, grupos de mulheres e homens dispunham-se à volta do milho, em ambiente de festa e confraternização, animados por cantares e compartilhando a comida e bebida que cada um trazia.

Os jovens participavam animados nas desfolhadas, com a esperança de encontrar o milho – rei ou rainha (espiga vermelha), pois era uma oportunidade para se aproximarem da pessoa amada. Isto porque quem encontrasse a espiga vermelha tinha de dar um beijo e um abraço a todos os participantes.

A Associação Desportiva e Recreativa Académico de Belém não deixa morrer  esta tradição com um grupo de Concertinas que animará o espaço improvisado, com músicas típicas que se costumam cantar nesse dia festivo. No final da “labuta”, homens e mulheres confraternizarão com um lanche, trocando experiências e costumes desta tradição rural.