O Dia Mundial das Bibliotecas celebra-se a 1 de julho. Embora a comemoração não seja oficial, esta data visa enaltecer a importância da leitura na educação e formação das pessoas, tal como é referido no Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas. O Dia Mundial das Bibliotecas é o dia ideal para se dirigir a uma biblioteca e requisitar um livro ou então para partilhar o livro da sua vida com outras pessoas e para conhecer novos livros pelos quais se pode apaixonar.
A Biblioteca Municipal Rocha Peixoto preparou uma conjunto de propostas para esse dia – 1 de julho, sexta-feira:
9h -Abertura da “Biblioteca no jardim”;
15h30 – “Conto até ao ponto” atividade desenvolvida pela Ethos Pathos Logos – Associação (integrado no protocolo com a CMPV)
A ideia é contar uma história em diferentes espaços da Biblioteca e, em seguida, desenvolver uma atividade com as crianças na sala infantil.
O conto selecionado é “Vamos descobrir as bibliotecas”, de Luisa Ducla Soares. Trata-se de uma obra sobre bibliotecas e livros, seguido de uma oficina “Constrói o teu marcador de livros”.
O objetivo é o de aproximar as crianças dos vários espaço da Biblioteca e apresentar os vários serviços, apelando ao empréstimo e reforçando o gosto pela leitura.
“Conto até ao ponto” é então esse ponto de partida para uma relação entre os Bardos – os contadores de histórias – e o espaço Biblioteca onde tantas histórias habitam.
A atividade terá um limite máximo de 20 crianças- inscrição gratuita mas obrigatória.
18h – Visita guiada à Biblioteca (com inscrições)