No seu dia-a-dia, costuma escutar as aves que convivem consigo? E se as ouve, consegue distinguir as diferentes espécies pelo canto? Esta é uma excelente oportunidade para parar durante uns minutos e escutar a sério, com o corpo todo.

Nesta atividade de observação e identificação, terá a oportunidade de aprender sobre as diferentes espécies que habitam o nosso território, compreender os seus comportamentos, apreciar a sua beleza, explorar a biodiversidade local e assim contribuir para a sua conservação!

A atividade é gratuita, mas de inscrição obrigatória através do link:

https://forms.gle/uw9vjmzs1yhmKaoGA

Este passeio interpretativo terá como guia convidado André Valério. Formado em Design de Ambientes, mas a sua ocupação profissional é partilhada com a forte paixão pela natureza, e pela avifauna em particular, que cultiva desde que se conhece como gente. Faz observação de aves desde os 16 anos e começou também a ilustrá-las. Participou na observação, inventariação e elaboração de um roteiro de observação de aves da zona envolvente ao rio Lizandro e Sizandro (2006) e em diversas exposições (entre as quais, “Conhecer para preservar” (2007), na Galeria Orlando Morais, na Ericeira; “Cores ocultas” (2008), na Biblioteca Faculdade Ciências e Tecnologia da Universidade Nova, Monte da Caparica; “Caçadores alados” (2022), Falcoaria Real, Salvaterra de Magos). Mais recentemente (2023) foi convidado para o festival IAMNATURE onde participou com uma atividade intitulada “Desenhar as Aves do Minho”. Ao longo deste ano, em colaboração com o Centro do Clima, tem vindo a fazer um registo da biodiversidade local através da fotografia e ilustração.

A iniciativa é realizada no âmbito da Ação “Ciência Participativa”, no quadro do projeto “Rede de Bosques pelo Clima”, financiado pelo Fundo Ambiental (Aviso “Educação Ambiental: Laboratório de Cidadania 2023”) e pela Estratégia Nacional de Educação Ambiental, executado em parceria pelo Município da Póvoa de Varzim e o Centro do Clima.