A partir das 19h00 do dia 19 de agosto, todos estão convidados a refletir sobre a realidade imagética vazia de significado que o autor associa aos dias de hoje.

Todas as fotografias deste trabalho, mencionado além-fronteiras em 2020 e 2021, foram criadas na região Norte de Portugal. O que começou por ser um exercício puramente estético, rapidamente se transformou numa busca maior por significados, com a fotografia a orientar o espectador, de forma não intencional, na procura de uma história.

Tentando colocar o observador num lugar sem fronteiras físicas definidas onde a presença humana é sentida mas não presenciada, José Carlos Marques oferece uma plataforma aberta, convidando quem visita a exposição a construir calmamente a sua própria narrativa, num mundo cheio de imagens, prontas a serem questionadas e trabalhadas através do poder da observação.

A exposição “After Nightfall” pode ser visitada até ao dia 28 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Paralelamente, os utentes dos Centros Ocupacionais da Lapa e de Aver-o-Mar serão convidados para uma conversa com Rui Sousa sobre a história e a arte da fotografia, nos dias 19 de agosto e 5 de setembro, às 14h30, no COL e na Biblioteca Municipal, que irá acolher, ainda, “Uma Viagem pela Fotografia” com Armando Bento, a 21 de setembro, a partir das 16h00.