Partindo do espólio doado à Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim, em 2018, pelo escritor e jornalista Paulo Sá Machado, a exposição integra diversos documentos, entre livros, revistas, postais, medalhas e bustos de Eça de Queirós, que proporcionam uma visita ao universo queirosiano.

A exposição pretende retratar o universo documental que Paulo Sá Machado foi colecionando ao longo de quarenta anos e que testemunham a vida e obra do grande escritor Eça de Queirós.

Paulo Sá Machado é natural do Porto, da freguesia de Santo Ildefonso, ensaísta e historiador, assessor cultural, tem desenvolvido ao longo dos anos intensa atividade literária.

Medalha de Mérito (Grau Prata) da Cidade do Porto, Medalha de Mérito Cultural e Científico (Grau Prata) da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Prémio de Mérito Cultural 2014 – Liga dos Chineses em Portugal (2014) e Membro Correspondente da Academia de Letras de Vassouras (Rio de Janeiro) Brasil.

Medalha de Ouro, da Federação Galega de Sociedades Filatélicas, Medalha de Ouro, da União de Coletividades Filatélicas do Norte de Portugal, Medalha de Ouro do Grupo Filatélico de Tuy, Medalha de Ouro, do Grupo Filatélico de Vigo, Medalha de Serviços Distintos (Grau Prata) da Liga dos Bombeiros Portugueses, Sócio de Mérito da Federação Portuguesa de Hóquei, etc.

Foi Diretor dos Jornais “ELO” e “Prelúdio” nos seus tempos de estudante, passando depois a ser colaborador de “O Comercio do Porto” até ao seu encerramento, para além de colaborar com outros jornais regionais como: “Ecos de Boticas”, “Semana Tirsense”, “O Comercio de Leixões”, “Folha de Tondela”, “O Povo da Barca”, Notícias de Paços de Brandão”, Valadares Hoje, etc.

Foi Diretor do “Jornal da Maia” até fevereiro de 2000, conferencista, já proferiu inúmeras palestras em Portugal, Espanha, Inglaterra, Brasil, Argentina, Guiné-Bissau, para além de ter representado Portugal em vários Congressos Culturais e Desportivos. Foi um dos Chefes da Delegação Portuguesa aos Jogos Olímpicos Universitários realizados em Moscovo em 1973.

É Poeta escritor, desde os seus tempos da Universidade de Coimbra, estando alguns dos seus poemas musicados.

Tem publicados cerda de 40 livros, especialmente ensaios, estudos, investigação histórica, gastronomia e filatelia.

Tem sido Secretário Geral de importantes Congressos como “Maia, História Regional e Local” (1998), “Cultura Popular” (1990), “Raízes da Nossa Identidade” (2001), Comissário do I Coloquio Nacional sobre o Romance Histórico (Maia 2000) do Congresso “De Almeida Garret a António Nobre”, do Congresso “Raízes da Nossa Identidade” (2001), do 2º Coloquio Nacional sobre o Romance Histórico  (2001), 1º Coloquio Nacional sobre o Romance Policial (2002), 3º Coloquio Nacional sobre o Romance Histórico (2002) e desde 2014 dos Colóquios Internacionais sobre Caminho de Santiago, etc.

Professor de vários cursos entre eles dos Cursos de Verão levados a cabo pela Universidade da Corunha, Cursos de Colecionismo, foi professor no Instituto D. António Ferreira Gomes (Porto), etc.

É Presidente das Direções da União de Coletividades Filatélicas do Norte de Portugal, da Associação Portuguesa de Filatelia Temática, Associação Portuguesa de Jornalistas e Escritores Filatélicos, Presidente da Confraria da Broa de Avintes, para além de pertencer aos Corpos Gerentes de muitas coletividades de caráter cultural, social e desportivo.