A exposição está inserida no projeto “VALSAR – Valorização do Sargaço da Costa Litoral” desenvolvido pela Universidade de Coimbra com o apoio do Município e apresentado pelo Presidente da Câmara Municipal. Aires Pereira explicou que, desta forma, a Póvoa de Varzim pretende valorizar as multipotencialidades do sargaço, promover o desenvolvimento local através de um recurso natural da região e valorizar a história e tradição do sargaço da Costa Litoral Norte.

A este propósito, a Câmara Municipal organizou uma sessão de consciencialização ambiental destinada à população escolar, uma oportunidade de compreender as potencialidades do sargaço, assim como observar o trabalho dos sargaceiros locais.

Esta aposta por parte do Município da Póvoa de Varzim enquadra-se nos compromissos assumidos no Plano Estratégico 2020-2030 de aposta no fomento da vitalidade económica no concelho, preservando as suas tradições históricas. O investimento no conhecimento das potencialidades associadas ao mar e à valorização dos seus recursos naturais, como é o caso do sargaço e das algas, é importante para o desenvolvimento da economia local, sustentabilidade ambiental e crescimento turístico do nosso concelho.