Apesar do ponto alto das celebrações acontecer no feriado de 15 de agosto com a Procissão de Nossa Senhora d’Assunção, esta semana já tiveram início as celebrações religiosas e, a 14 de agosto, pelas 22h00, terá lugar, no Largo António Nobre, um espetáculo com o artista Vítor Rodrigues, seguido de uma sessão de fogo-de-artifício à meia-noite.

No dia 15, às 11h00, celebra-se a Eucaristia Solene, presidida por D. Delfim Gomes, Bispo Auxiliar de Braga. É da parte da tarde, às 16h00, que principia a imponente Procissão de Nossa Senhora d´Assunção, considerada pela organização como a mais rica e sumptuosa do país.

Este ano, a procissão parte da Rua 31 de Janeiro e prossegue pelo Largo Elísio da Nova, Rua João Dias, Rua da Junqueira, Rua da Alegria, Rua António Graça, Rua Elias Garcia, Avenida dos Banhos e Avenida dos Descobrimentos até à Igreja da Lapa, onde termina. À passagem da procissão pela marginal poveira, os andores serão virados para o mar e milhares de foguetes serão lançados em saudação à Virgem padroeira dos pescadores.

Na noite do feriado, às 21h45, o Largo António Nobre será o palco da atuação do Rancho Tricanas da Lapa.

As Festas da Assunção só terminam uma semana depois, a 22 de agosto, com o Beija Mão da Senhora, entre as 9h00 e as 21h00, a que se seguirá uma última Eucaristia, às 21h00, e fogo preso e repique dos sinos, que encerram as celebrações.