Para despertar o interesse na obra, deixamos um excerto do Prefácio da autoria de Luís Diamantino, Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim: «Ao abrirmos este livro, estamos a abrir as portas de inúmeras casas ou, melhor dizendo, estamos a abrir as portas da História.

História de uma terra que não é mais que a história ou as histórias do seu povo. […]

A partir deste momento, de cada vez que olhe para cada uma daquelas portas, ou para cada uma daquelas janelas, não verei só aquelas portas e aquelas janelas, mas todas as famílias que humanizaram aquele lugar e que tão bem Armindo Ferreira soube genealogicamente trabalhar, neste livro que pela forma e pelo conteúdo é singular e inaugura uma forma diferente de trazer até nós a memória da nossa comunidade.»