Na próxima sexta-feira, dia 29 de outubro, às 21h30, vai realizar-se o lançamento do livro O Caçador de Elefantes Invisíveis de Mia Couto, na Biblioteca Diana Bar.

Mia Couto nasceu na Beira, Moçambique, em 1955. Foi jornalista e professor, e é, atualmente, biólogo e escritor. Entre os vários prémios e distinções que recebeu ao longo da sua carreira literária, destaca-se a nomeação, por um júri criado para o efeito pela Feira Internacional do Livro do Zimbabwe, de Terra Sonâmbula como um dos doze melhores livros africanos do século XX. O autor foi igualmente galardoado com os Prémios União Latina de Literaturas Românicas e Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura em 2007, com os Prémios Camões e Neustadt em 2013 e, ainda, foi finalista do The Man Booker Prize em 2015.

Depois do romance O Mapeador de Ausências, publicado há menos de um ano, em novembro de 2020, e que conta já com três edições, Mia Couto volta a um género literário que pratica com reconhecida mestria desde a sua primeira obra em prosa, a coletânea Vozes Anoitecidas, que a Caminho publicou no já longínquo ano de 1987.

O Caçador de Elefantes Invisíveis recolhe sob este título as belas histórias que a revista Visão tem vindo a publicar mensalmente. Mia Couto aproveitou a oportunidade para lhes dar uma demão, mais ou menos intensa aqui e ali, e presentear-nos com um livro que está á altura das melhores obras que neste género se escreveram em língua portuguesa. O estilo é sóbrio e preciso, os temas são vários e diversos, o lugar donde o autor vê o mundo e o retrato neste livro é tão amplo que nele cabe tudo.