As Olimpíadas da Escritas estão inseridas no Projeto Escola da Minha Vida, que este ano, contarão com a participação de 158 alunos finalistas, número que não deixa de crescer de ano para ano. 

Estas Olimpíadas pretendem incentivar a arte da escrita, de uma forma mais cuidada, para além, do trabalho que é realizado nas escolas, convidando anualmente um escritor para motivar e despertar o processo criativo dos jovens. 

Este ano, a escritora convidada é Ana Paula Mateus. A escritora é natural da Póvoa de Varzim, onde reside até à atualidade. Licenciada em Ensino de Português e Francês pela Universidade do Minho e com Mestrado em Teoria da Literatura, na variante de Literaturas Lusófonas.

Em 2009 ganha o 1º Prémio, na categoria “Docentes”, no concurso literário “Dar Voz à Poesia”, de âmbito Nacional e abrangendo também os países lusófonos, com o poema “Um Punhado de Palavras”. Em 2011 vence o Concurso Literário Correntes D’Escritas / Fundação Dr. Luís Rainha com a obra Sete Estórias do Vento Salgado. Em 2013 integra como autora a antologia poética Audaz Fantasia, com o poema “A Oratória do Silêncio”. Em novembro do mesmo ano, é convidada pela autora Lídia Borges a prefaciar a obra poética vencedora do Concurso Maria Ondina Braga.

Em setembro de 2014 é coautora na coletânea Confissões. Em janeiro de 2015 é coautora na coletânea Mentira. O Guardião do Silêncio é a sua segunda publicação de ficção narrativa. No ano de 2019 venceu, novamente o Prémio Fundação Dr. Luís Rainha. 

Na edição 2019/2020, a grandiosa Festa de Encerramento das atividades do Projeto Escola da Minha Vida, decorrerá na tarde de 8 de maio, no Pavilhão Municipal, que se tornará uma vez mais pequeno, para receber os premiados, convidados, parceiros e as representações de cada escola.