No âmbito do evento, o espetáculo “Trans(h)umância”, da Kopinxas Companhia de Teatro, chega à Rua da Junqueira e o Passeio Alegre no dia 5 de outubro, a partir das 15h30.

Sinopse: “Entende-se por transumância o deslocamento sazonal dos rebanhos para locais que oferecem melhores condições durante determinada parte do ano. A performance é ancorada num conceito de constante procura, é um cruzamento metafórico entre as singularidades do homem e de um rebanho.
Temos um pastor e um rebanho. Os transumantes são personagens de executivos, a imagem estereotipada do indivíduo que usa fato preto e mala executiva. O pastoreio é orientado e maestrado pela personagem de um pastor. A performance é no seu todo um jogo simbólico que deixa em aberto diferentes leituras do mesmo objeto, as imagens criadas transportam facilmente para um universo contrastante entre o mundo rural e o mundo urbano ou para o capitalismo como forma de transumância. A performance tem um registo de deambulação com pequenos apontamentos fixos , os quais, procuram uma exploração.”