De 2 a 30 de outubro a Biblioteca Municipal acolhe a exposição “Retorno, Regresso: Envio Expresso”. A inauguração da mostra coletiva de artes plásticas, ilustração, design de moda, fotografia e performance vai decorrer no sábado, às 17h00. Diego Bernard, Gui Festas, Inês Araújo, Joana Carvalho, José Lima, Marcelo Almiscarado, Miguel Ferreira e Rita Mota são os artistas que compõe “Retorno, Regresso: Envio Expresso”.

“Em tempos de rápidas mudanças, em que realidades se manifestam de forma líquida e dificilmente se fixam, em que a rotina e a velocidade nos guiam num percurso individual, ansioso e inquieto, um grupo de jovens autores retorna ao local que os viu iniciar os seus percursos. Constrói-se um mapa de sítios, experiências, vontades, ligam-se pontos geográficos com ideias, num diálogo que vai desde o desenho à performance, da fotografia à moda. Desta forma surge uma exposição que demonstra a importância do ser social que não adormece no lugar sozinho, num conjunto de diferentes expressões e vontades que motivam a geração, a questão, a fala e as sensações.”

Joana Carvalho é uma artista multidisciplinar, natural da Póvoa de Varzim, licenciada em Artes Plásticas (Pintura), pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Atualmente frequenta mestrado na mesma área e instituição. O seu trabalho inclui temas como a desconstrução da ideia de identidade, transformação e o cariz cíclico da natureza. É também muito tida em conta a necessidade dos seres humanos se reconectarem com a natureza, consigo próprios e uns com os outros.

Gui Festas é um Artista Visual natural da Póvoa de Varzim. A sua obra explora a mistura de linguagens, com a qual mantém uma expressão dinâmica e evolutiva, que acompanha o seu crescimento pessoal e artístico. Em paralelo com a sua obra, Gui desenvolve projetos como ilustrador e animador freelancer para diversos projetos.

Inês Araújo Ferreira. Nascida em dezembro de 1997, é natural de Vila do Conde.
Licenciada na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no curso de Artes Plásticas, vertente de Multimédia. Trabalha principalmente questões da memória e tempo associados à imagem. Tem interesses pelo corpo e nas relações deste com o exterior.

Marcelo Almiscarado é um designer de moda, licenciado pela Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos. Foi o vencedor da Fashion Design Competition organizada pela MODAPORTUGAL em 2019 e o vencedor do concurso Bloom em 2020. A moda é o meio elegido pelo criador para explorar a sua expressão estética.

Miguel Ferreira nasceu em Vila de Conde, em 1997. Frequenta atualmente o último ano da Licenciatura em Tecnologia da Comunicação Audiovisual, na vertente de Cinema, da Escola Superior de Media Artes e Design. Interessa-se pela paisagem e pelo tempo, e pelas suas pessoas.

Rita Mota trabalha no meio de e através de narrativas. Vem de Vila do Conde, a sua prática envolve escrita, design e desenho e investiga os domínios da manipulação, jornalismo, filologia, escatologia, linguística, patafísica, cronologia, fonética, lexicologia, estética e alguma morfologia. Licenciou-se em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 2021.

Diego Bernard nasceu a 12 de Dezembro de 1997. Artista plástico, em 2018 concluiu a licenciatura em Artes Plásticas e Intermédia pela Escola Superior Artística do Porto. Tem três participações em exposições de grupo. A sua obra explora a pintura abstrata, o expressionismo, a antropologia e o simbolismo, servindo-se de diferentes suportes, materiais e linguagens.

José Lima nasceu a 6 de Setembro de 1997. Artista visual e designer de comunicação. Em 2020 concluiu a licenciatura em Design de Comunicação, pela Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos e em 2021 concluiu uma pós-graduação em Design Orientado por Informação, na mesma instituição. No seu trabalho explora campos como a poesia, o simbolismo, o expressionismo e a semântica.