Passar para o conteúdo principal
de 16 a 22 de setembro
Horas
09h00

A Semana Europeia da Mobilidade contará com várias atividades, até ao próximo dia 22 de setembro, pensadas com base no tema central deste ano: “Emissões Zero, Mobilidade para todos”.

A escolha deste tema reflete o objetivo por parte da União Europeia em ser o primeiro continente a ter impacto neutro em termos de clima até 2050. Este objetivo é partilhado naturalmente pelo Município da Póvoa de Varzim, sendo já várias as medidas e projetos locais que têm vindo a ser implementados com vista à promoção da neutralidade carbónica em meio urbano e mobilidade inclusiva no concelho.

No ano passado, a Semana Europeia da Mobilidade foi assinalada na Póvoa de Varzim através da realização de várias iniciativas de sensibilização junto da população. Este ano, o calendário de atividades teve que ser adaptado, devido às restrições impostas pela pandemia.

Assim, no fim-de-semana de 19 e 20 de setembro, a Avenida dos Banhos estará encerrada ao trânsito, permitindo apenas a circulação a peões e ciclistas, para reforçar o incentivo à mobilidade através de modos suaves e livres de emissões de carbono.

Neste contexto, o Município da Póvoa de Varzim produziu três folhetos – de promoção do Passo-Minuto e Pedalo-Minuto em diversos pontos da cidade, do uso de modos suaves de transporte e das nossas ciclovias.

Foram preparados também dois vídeos – de promoção de modos suaves de transporte e das nossas ciclovias – com o objetivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel.

Outra iniciativa prende-se com o alargamento das vantagens com o uso da “Reciclar para Ganhar” – a máquina instalada no Mercado Municipal que recolhe resíduos recicláveis atribuindo uma valorização direta ao utilizador. O equipamento, desenvolvido pela Lipor e instalado no Mercado Municipal desde dezembro de 2018, tem sido um verdadeiro sucesso ao nível da sua utilização. Agora, para além dos vales que dão descontos em compras no mercado, em bilhetes de cinema no Garrett e em entradas na Varzim Lazer, haverá também a possibilidade de usufruir de descontos ao nível da mobilidade, designadamente de bilhetes de viagem (Z6) do Metro.

Além disso, no dia 21 de setembro, terá lugar no Auditório Municipal a apresentação oficial à comunidade escolar do projeto do Município da Póvoa de Varzim “É Bom Pedalar Aqui!”. Este novo projeto, pensado para as escolas do 1º ciclo do concelho da Póvoa de Varzim, mereceu aprovação e financiamento do Fundo Ambiental – ENEA.

Todas estas iniciativas enquadram-se no compromisso do Município, através da sua inscrição no site oficial da Semana Europeia da Mobilidade, as quais integram as três valências propostas pela Campanha: Atividades durante a Semana; Medidas Permanentes e Dia Sem Carro.

Receba todas as informações, notícias e convites que a Póvoa de Varzim tem para si.