A partir de ações de debate conjunto, foi elaborada esta primeira edição do Pacto da Economia Local pelo Clima, um marco na ação climática local, que se espera fazer convergir as empresas e outras entidades com um papel económico relevante em prol do objetivo comum da descarbonização da economia poveira nas próximas décadas.

Neste evento, terão lugar palestras sobre temas centrais neste processo de transição para uma economia mais adaptada às alterações climáticas (Comunidades de Energia Renovável, Certificação ambiental e mercado de carbono, produção agrícola sustentável), bem como o reconhecimento público das organizações em transição piloto que aderiram a esta iniciativa.

Todas as empresas e entidades com relevância económica local serão convidadas a subscrever o Pacto, assumindo em conjunto com a comunidade poveira, o compromisso de descarbonizar a economia local e preparar o território para um futuro de maior equilíbrio ecológico e bem-estar coletivo. A participação neste evento é gratuita, mas de isncrição obrigatória, através do preenchimento do respetivo formulário de inscrição.

As empresas, pelo seu impacto económico, social e ambiental, são atores fundamentais a envolver na ação climática, mas a esmagadora maioria ainda não está capacitada para monitorizar as suas atividades nem implementar soluções que melhorem as suas práticas, de modo a alcançar as principais metas globais de descarbonização. 

Recorde-se que, neste contexto desafiante, o Centro do Clima lançou o projeto “Organizações em Transição – Transformar a economia local a partir da comunidade”, em parceria com o Município da Póvoa de Varzim, o MAPADI – Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual, a Associação Empresarial da Póvoa de Varzim, a HORPOZIM – Associação Empresarial Hortícola, a AdEPorto – Agência de Energia do Porto, e apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da Iniciativa Participação Climática.