Este Trail está dividido em três provas diferentes: caminhada, trail curto e trail longo. A caminhada terá uma distância aproximada de 8 km e o trail curto de 17 km, ambos com um desnível positivo de 400 metros, enquanto o trail longo realizar-se-á em 36 km, com um desnível positivo de 1,2 km.

O evento percorrerá ambiente natural, rural e urbano do norte do concelho da Póvoa de Varzim, nomeadamente trilhos, caminhos, ribeiras, estradas florestais e estradas rodoviárias das freguesias de Navais, Estela, Laúndos, Rates e Terroso.

As provas não estão totalmente fechadas e, nesse sentido, os participantes devem ter em consideração o facto de poder haver viaturas, pessoas e animais a circular num ou noutro sentido dos percursos da prova. Por este motivo, o atravessamento de estradas públicas deve merecer a máxima atenção por parte dos participantes.

Comportamentos inadequados, recurso à linguagem ofensiva, agressões verbais ou mesmo físicas, não serão admitidos durante o evento, sendo alvo de advertência, desqualificação ou até mesmo de expulsão. Qualquer atleta que deite lixo para o chão será automaticamente desqualificado.

Para mais informações deve consultar o Regulamento oficial do 5º Trail Póvoa de Varzim.

Este evento, organizado pelo Centro Desportivo e Cultural de Navais em parceria com a EM Varzim Lazer, conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.