O tema a que será subordinado o colóquio deste ano é “A gastronomia no Caminho” e vai contar com conferencistas de Portugal, Brasil, Espanha, França, Itália e Alemanha.

A sessão de abertura do VI Colóquio Internacional Caminhos de Santiago terá lugar na Igreja Românica de São Pedro de Rates, às 9h30 do dia 15, sexta-feira, com a apresentação do V volume das Atas do Colóquio Internacional, por Manuel Costa e Paulo Sá Machado. Segue-se, pelas 10h30, a primeira Sessão de Trabalhos com as seguintes intervenções: “Gastronomia en el Caminh Jacobeo de la Frontera”, por António Céspedes Mimbrero e Laureano Tomás Sapiña (Espanha); “Sobre los espacios para alimentar el cuerpo en San Julián de Samos: Rito y arquitectura”, por Estefania López Salas (Espanha); “Um Caminho de “Cozinhas”, por José Augusto Maia Marques (Maia – Portugal); “Tres libros para resumir el nexo entre Camino de Santiago y Gastronomia” Jean-Claude Benazet (França).

A segunda Sessão de Trabalhos terá início pelas 14h30, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de São Pedro de Rates, e serão abordados os seguintes temas: “Os Caminhos do Norte e a gastronomia”, por José Fernando Magalhães (Porto – Portugal); “Caminhar … caminhar… “, por Arlindo Magalhães (Porto – Portugal); “Caminho de Séculos, quilómetros e sabores”, por Carlos Madaleno (Covilhã – Portugal); “Santiago nos Caminhos da BAHIA”, por Flávio Avelino de Novais (S. Salvador da Baía – Brasil); “Ao Tom do Caminho de Santiago”, por “Albergue de Santiago de Besteiros”, José Valle de Figueiredo (Porto – Portugal) e Agnelo Laranjeira (Tondela – Portugal); “El Camiño através de los sentidos”, por Rosa Mendez Fonte (Ferrol – Espanha); “La iconografia del banquete en construciones galegas dede el Último tercio del siglo XI hasta medianos del XIII”, por Ramón Yzquierdo Perrín (Espanha).

No sábado, 16 de novembro, retomam-se os trabalhos no Salão Nobre da Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates. Nesta terceira sessão serão apresentadas as seguintes temáticas: “Refeitórios” espirituais no Porto ao longo dos tempos”, por Manuel José Araújo Rodrigues (Porto – Portugal); “Noticia dunha peregrinacion a pé pelo Camiño Portugues a finais do Século XIX”, por Rafael Sanchez Bargiela (Tui – Espanha); “Vinho, imaginário e cultura na peregrinação a Santiago de Compostela na Idade Média”, por Francisco Singul (Santiago de Compostela – Espanha).

A Sessão de Encerramento e apresentação de conclusões está prevista para as 12h00, seguindo-se o Almoço final de Confraternização.