Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Inovar no Presente,
Garantir o Futuro!

Sections

Maio, mês da Pescada à Poveira

Póvoa de Varzim, 30.04.2008 - O mês de Maio começa amanhã com um novo sabor poveiro nas mesas dos estabelecimentos aderentes à campanha gastronómica lançada pela autarquia.

Notícias

Maio, mês da Pescada à Poveira

Póvoa de Varzim, 30.04.2008

Póvoa de Varzim, 30.04.2008 - O mês de Maio começa amanhã com um novo sabor poveiro nas mesas dos estabelecimentos aderentes à campanha gastronómica lançada pela autarquia.

Nas ementas vai constar talvez a receita mais tradicional da Póvoa, a Pescada à Poveira.

Para confeccionar esta iguaria, que só encontra na Póvoa de Varzim, corte a pescada em postas de cinco centímetros de espessura, depois de escamada e lavada. Tempere com sal e deixe repousar. Em seguida, lave o peixe e coloque em água fria enquanto se leva ao lume um tacho com água. Assim que esta começar a ferver, introduza as batatas, os grelos, as cenouras, os ovos e uma folha de louro. Cinco minutos depois junte a pescada. Quando esta estiver cozida retire as postas cuidadosamente com uma escumadeira para não se desfazerem. Entretanto, corte o pão em fatias e leve ao forno a torrar. Para o molho fervido, deite a cebola picada num tacho com o azeite e o colorau, deixe ferver um pouco e, por fim, junte o vinagre.

Numa travessa redonda de barro coloque o pão torrado e, por cima, disponha as postas de pescada com os legumes e os ovos cortados a meio. Regue abundantemente com o molho fervido e tape com outra travessa igual. As duas travessas são embrulhadas num guardanapo de pano cujas pontas são atadas para cima.

Este mês pode experimentar esta receita nos seguintes estabelecimentos: Belo Horizonte; Bodegão; Cego do Maio; Costa; Estrela do Mar; Firmino; Lanutus; Manjar dos Leitões; O Cais, O Campino; O Marcelino; O Nosso Café; O Pátio; O Tacho; Os 3 Rapazes; Os Amigos da Canastra II; Quebra-Mar; Recife; Romero; Santo André; São Miguel; Táxi; 31 de Janeiro; Vela Atlântica e Zé D’Amura.

O sorteio de um fim-de-semana numa Pousada de Portugal, para os clientes dos estabelecimentos aderentes que experimentem esta receita, vai acontecer na próxima quarta-feira, 7 de Maio, às 16h00.