Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Inovar no Presente,
Garantir o Futuro!

Sections

Póvoa: "Cidade Limpa 2008"

Póvoa de Varzim, 14.10.2008 - A Póvoa recebeu, esta manhã, uma bandeira verde que premeia a limpeza pública da nossa cidade, sendo, com este acto simbólico, nomeada "Cidade Limpa 2008".

Notícias

Póvoa: "Cidade Limpa 2008"

Póvoa de Varzim, 14.10.2008

Póvoa de Varzim, 14.10.2008 - A Póvoa recebeu, esta manhã, uma bandeira verde que premeia a limpeza pública da nossa cidade, sendo, com este acto simbólico, nomeada "Cidade Limpa 2008".

Aires Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal, representou o município na cerimónia oficial de entrega das bandeiras verdes às instituições premiadas. Esta teve lugar na Sessão de Abertura do 13º Encontro Nacional de Saneamento Básico, que decorreu na Covilhã e contou com a presença do Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia.

O prémio recebido foi resultado de uma candidatura ao IX Concurso Nacional de Gestão de Resíduos Urbanos - "Cidades Limpas 2008", do qual a Póvoa de Varzim saiu vencedora na categoria município em que a população residente é igual ou superior a 60 mil habitantes e inferior a 80 mil. Foi assim reconhecido o trabalho desenvolvido pela autarquia poveira distinguindo-a entre os restantes municípios que concorreram na mesma categoria e grupo populacional (Vila do Conde; Aveiro; Torres Vedras e Santarém).  Este, foi, então, o coroar de um esforço desenvolvido pela autarquia em várias vertentes, de que são apenas alguns exemplos a aposta na educação ambiental ou no melhoramento/implantação de infra-estruturas, e que permitem afirmar que a Póvoa de Varzim é "um concelho de Bom Ambiente".

bandeira verde

Promovido conjuntamente pelo Ministério do Ambiente, pelo Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional através da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), e pela Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), esta foi a nona edição do concurso, subordinada ao tema "A gestão integrada de resíduos urbanos".

Em 1987, Ano Europeu do Ambiente, a International Solid Waste Association (ISWA) promoveu, ao nível dos países da União Europeia, a realização de um Concurso de Limpeza Pública Urbana, tendo a APESB, como associação que assegura a representação de Portugal na ISWA, criado a versão portuguesa deste concurso. Dando continuidade a esta iniciativa, única a nível nacional e de grande importância na promoção dos esforços realizados pelas autarquias, associações e sistemas no âmbito da gestão dos resíduos urbanos, desde então têm sido realizados bienalmente, Concursos Cidades Limpas. Em Novembro de 2003 foi lançada a VIII edição do Concurso "Cidades Limpas", que se mantém, como é tradição, uma realização conjunta do Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente (MCOTA) e da APESB, actuando o MCOTA por intermédio do Instituto de Resíduos (INR).

A Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB) é uma entidade não governamental fundada em 1980 e destinada ao estudo, desenvolvimento e divulgação de conhecimentos nos sectores ambientais de águas e resíduos. Actualmente, assegura também a representação nacional em organismos internacionais congéneres, designadamente na IWA (International Water Association), na ISWA (International Solid Waste Association) e na WEF (Water Environmental Federation).