Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Inovar no Presente,
Garantir o Futuro!

Sections
Navegação

Associação Cultural e Recreativa da Matriz

A Associação Cultural e Recreativa da Matriz nasceu em 15 de Julho de 1985 e foi registada em 02 de Dezembro de 1985.
Está inserida no bairro mais velhinho da cidade, o Bairro da Matriz.
Os naturais do bairro exprimem bairrismo sadio e popular, prestando incondicional apoio às múltiplas e diversas iniciativas promovidas pela Associação cujas cores são o vermelho e branco.
Depois de um período de trinta anos como Rancho, a participar nas danças de roda, a Associação Cultural e Recreativa da Matriz teve a feliz ideia de fazer renascer, talvez de uma cinzas pequeninas, mas que mantinham ainda algum calor, o Rancho Tricanas do Cidral, por ocasião do espectáculo que iria levar à cena de nome "Matriz Minha Saudade".
Juntaram-se recordações, fotos e o material necessário para se concretizar esse sonho. Contactaram-se antigos componentes e, como já eram mais adultos, deu-se o nome de Rancho Tricanas do Cidral "Veteranos". Depois de Matriz Minha Saudade, seguem-se vários espectáculos e diversas actuações, surge a festa do Rancho, realizada anualmente, pelo S. António. Ainda hoje, apesar das instalações da Associação, esta festa realiza-se ao ar livre, no Largo do Cidral.
O Cidral continuava vivo, apenas tinha parado para descansar. Mais tarde, abandona-se o conceito de veteranos e hoje, depois da magnífica orientação de Manuel Milhazes, Fernando Pereira e Zé Manel, que garantiram a harmonia e a continuidade do Rancho, o brilho do Cidral é assumido pelos ensaiadores António Fangueiro e Mário Silva que, com o apoio da direcção da Associação, conduzem um grupo de diferentes gerações, confraternizando e levando a todo o Portugal a alegria e vivacidade, de um Rancho que, tão velhinho na idade, se renova dia a dia.
Actualmente, a Associação Cultural e Recreativa da Matriz, organiza todos os anos um festival de folclore dedicado aos emigrantes.
A vertente cultural da associação é marcada, também, por outros espectáculos como saraus de poesia e música, passagens de modelos e concertos de rock.
Na vertente desportiva, a Associação orgulha-se de estar representada em todas as categorias e escalões do futebol inter-freguesias masculino, no futebol feminino, no ténis de mesa, no atletismo e possui uma das mais conceituadas pistas de viaturas telecomandadas para a prática de radiomodelismo. Na Associação existe ainda um ginásio onde se pratica karaté, kung-fu, taekwondo, ginástica de manutenção e aeróbica, ballet e danças de salão.
Com variadas vertentes, desportivas, recreativas e culturais, o Rancho Tricanas do Cidral e a Rusga da Matriz, que a todos encantam na época do S. Pedro, são a alma da Associação.

 

 

Actividades: Agrupamento Musical da Matriz
                     Tiro Arco
                     Futebol
                     Futebol de salão
                     Folclore - Rancho Tricanas do Cidral
                     Ginástica
                     Karaté e Kung-Fu
                     Taekwondo
                     Yoga
                     Organização de convívios populares
                     Participação nas Festas da cidade ( S. Pedro)
                     Ténis de mesa
                     Coro
                     Dança de Salão
                     Radiomodelismo

   
Espaços: Pavilhão Gimnodesportivo e Salão Polivalente próprios

   
Contacto:
Presidente: Sr. António Castro (Quilôres)
                 Sede Telef.: 252 621 028 / 252 621 020
                 Rua Dr. Flávio Gonçalves
                 4490-614 Póvoa de Varzim

 

 

Rancho Tricanas do Cidral

O Rancho das Tricanas do Cidral fundado em 12 de Junho de 1920, renasceu em 1986, após largos anos de inactividade, através da Associação Cultural e Recreativa da Matriz.
É formado por 44 elementos, dançarinos, coro, ensaiador e tocata. A tocata é composta por acordeão, viola, saxofone, trompete, bombo e ferrinhos.
Rancho de raiz urbano, apresenta a mulher típica poveira — A Tricana.
Organiza festival de folclore na 1ª ou 2ª semana de Agosto.