A Casa dos Poveiros Community Centre de Toronto celebrou esta passada semana o seu vigésimo quinto aniversário, data importante e histórica para a nossa associação. Dando assim continuidade ao sonho e aspirações de um punhado de poveiros que em 4 de Outubro de 1986 deram início a este projecto que agora acarinhamos e queremos teimosamente manter como forma de unir os poveiros, divulgando a nossa cultura, costumes e tradições que em muito tem contribuído para afirmar e enriquecer a presença portuguesa neste mosaico multicultural que é o Canadá.

Em 1995 e na qualidade de presidente da direcção, convidei então e pela primeira vez, o Dr José Macedo Vieira (o nosso Presidente da Câmara) a visitar  a nossa agremiação. Iniciou-se assim esta relação de proximidade, que não existia até então! Mais que um relacionamento esta parceria com o município poveiro tem sido fundamental.  Agradecemos os diversos apoios, incluindo monetários, que ao longo destes anos nos tem proporcionado, particularmente a componente didáctico-cultural, os trajes do nosso rancho folclórico (fundado em 1990) e o convite em 2005 para participar nas festas de São Pedro,  que ainda hoje recordamos com muito carinho e apreço. Mais do que esta relação que também e de muita amizade, ela e muito mais do que isso, e  acima de tudo esta forma de ver os poveiros no seu todo, de olhar para os poveiros da diáspora de forma igual, incluindo-nos também no que se passa na nossa cidade e acima de tudo, entender que os poveiros deste lado do atlântico são a continuidade da Póvoa, que a enriquecem e divulgam, que a sentem, tanto ou mais do que aqueles que lá moram todos os dias! Muitas vezes esquecemos que as instituições têm rostos, que na política há pessoas, e que estas têm nome e esse nome para nós, Casa dos Poveiros, é José Macedo Vieira.

Para assinalar a passagem destes 25 anos, acompanharam o Sr. Presidente da Câmara Municipal, o Dr. Manuel Costa digno Director da Biblioteca Municipal e um elenco cultural composto pelo Dr. Aurelino Costa, Poeta amante da causa Poveira, Dr. Carlos Costa na guitarra clássica, Francisco Vieira na guitarra portuguesa, Tiago Pereira violinista e talentoso musico poveiro e a Sílvia Raquel, talentosa e jovem fadista poveira que nos encantou com a sua voz e que também interpreta a canção nacional ajudando a minimizar as saudades da Póvoa, o mesmo é dizer, a saudade de Portugal…

Presidente da Assembleia Geral da Casa dos Poveiros de Toronto
Laurentino Esteves