O novo sitio na Internet da Póvoa de Varzim tardou, mas chegou para prestar um serviço mais rápido e eficaz aos cidadãos.

Não se trata, desde já, de um espaço completo nas suas valências, mas determinado em corresponder, cada vez mais, aos anseios e necessidades dos públicos, interno e externo do concelho, e construir uma relação forte e duradoura.

Exemplo disso mesmo, anúncio com particular satisfação, mais um canal de contacto directo à disposição dos munícipes, a funcionar com a nova plataforma, para apresentação de sugestões ou questões pertinentes, isto é, o novo endereço electrónico, designado Apoio ao Munícipe -apoioaomunicipe@cm-pvarzim.pt.

Embora continuemos a privilegiar o contacto directo com os munícipes, num diálogo franco e aberto com todos eles, não ignoramos a importância de facilitar outras formas de abordagem e diálogo com os cidadãos de acordo com as exigências da nova sociedade.

O novo portal da Póvoa de Varzim será uma referência para a necessária viragem progressiva no modelo de gestão dos sistemas de informação dos serviços municipais. Tal como a Administração Pública em geral, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim encontra-se em fase de transição para a adaptação dos seus serviços à Sociedade de Informação e do Conhecimento que passa pela utilização de novas tecnologias, nomeadamente a Internet, entre outras.

O novo canal de comunicação com os cidadãos disponibiliza um número significativo de conteúdos e permite uma utilização fácil para os utilizadores.

A partir de hoje, os cidadãos podem, mais rapidamente, acompanhar as notícias do concelho, aperceber-se das actividades dos órgãos autárquicos, através das actas publicadas, das novidades turísticas, consultar dados estatísticos e, a grande novidade, aceder ao Mapa Turístico do Concelho. Agora, qualquer cidadão ou visitante poderá referenciar-se geograficamente, procurando o hotel, o restaurante, o monumento ou tão simplesmente, a rua de que precisa.

O novo interface permite também, logo à entrada, o acesso rápido a serviços prioritários, designadamente a documentos públicos em discussão, à Loja do Ambiente, à Agenda e a Folha Municipal, consulta de regulamentos e legislação diversa, às análises periódicas de qualidade da água no concelho e a ligação a diversos serviços em linha, públicos e privados.

O novo Portal Municipal é mais um passo rumo à Sociedade de Informação e do Conhecimento, a par de outras iniciativas, anteriores ou em curso, de modernização administrativa, dinamizadas pela autarquia, a saber:

• A descentralização dos serviços municipais em Aver-o-Mar e Balasar, com a instalação dos PAC – Postos de Atendimento ao Cidadão;
  • A distribuição e instalação de infra-estruturas e equipamentos informáticos em todas as Juntas de Freguesia, com vista a harmonização dos sistemas de informação entre as juntas e a Câmara Municipal e o acesso do público local à Internet;
  • O processo de digitalização de periódicos e outros conteúdos na Biblioteca Municipal para acesso do público;
  • Dotar o Arquivo Municipal do equipamento necessário para o acesso público a toda a informação produzida e armazenada e interligada com a rede pública de arquivos;
  • A realização de Cursos gratuitos de Competências Básicas, em Tecnologias de Informação e Internet, na Casa da Juventude, em parceira com diversas entidades, e que, nos últimos anos já abrangeu mais de três centenas de cidadãos;
  • A realização de Cursos de Formação Profissional dirigido aos funcionários;
  • A instalação de diversos computadores ligados, em banda larga, à Internet em todas as escolas do ensino básico do concelho;
  • Os Espaços Internet, de acesso público gratuito, a funcionarem na Casa da Juventude, o pólo mais importante e com uma taxa de ocupação a rondar os 90%, na Biblioteca Municipal, que em breve será reforçado com mais e sofisticados equipamentos, o Diana Bar – Biblioteca de Praia, e, futuramente, o Arquivo Municipal, que será o novo espaço de ligação pública à rede internacional.

O desafio da Sociedade de Informação, consiste numa conjugação de sistemas e tecnologias capazes de acelerar e melhorar as trocas entre cidadãos e a administração pública a todos os níveis. O objectivo é maximizar a eficiência do serviço, minimizando os custos operacionais, promovendo a participação do cidadão na discussão e na resolução dos seus problemas e da comunidade, através do correio electrónico, das consultas de documentos e serviços on-line, etc.

Não ignoramos o enorme desafio para tornar os serviços mais eficientes. Estamos empenhados em continuar a construir hoje o futuro. Para já, damos mais um passo Rumo à Sociedade do Conhecimento.