Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Inovar no Presente,
Garantir o Futuro!

Sections

Associação de Amizade

Contactos
Associação de Amizade Póvoa de Varzim Cidades Geminadas
Rua Tenente Veiga Leal, 61

Telef: 00 351 252 298 527
Fax: 00 351 252 624 338

Associação de Amizade

 

 

Constituição e Objectivos
O movimento das Associações, de vilas e cidades, deverá ser, sobretudo, um movimento protagonizado por cidadãos.

Por todo o lado têm sido constituídos grupos de trabalho envolvendo os cidadãos, ora sob a forma de Comités ora na forma de Associação. No caso da Póvoa de Varzim, seguindo o exemplo da cidade geminada Montgeron, procedeu-se à criação de uma associação de cidadãos poveiros que representasse a cidade e dinamizasse as actividades de intercâmbio e cooperação em conjunto com a Câmara Municipal.

Depois de um longo processo de maturação formou-se uma Comissão Instaladora, em 1991, que seguidamente fundaria a Associação de Amizade Póvoa de Varzim/Cidades Geminadas.

Trata-se de uma associação que tem como objectivos, a dinamização de acções de geminação, o desenvolvimento do projecto europeu através da participação pública, a afirmação da cidadania, a promoção da mobilidade dos cidadãos europeus, o estabelecimento de laços de amizade e cooperação e contribuir para a formação e o conhecimento dos cidadãos.

A Associação de Amizade Póvoa de Varzim Cidades Geminadas, actualmente, com 220 sócios inscritos, tem sido responsável pela dinamização de diversas actividades culturais, artísticas, escolares, desportivas, associativas, comerciais, políticas, envolvendo crianças e adultos, a saber:

  • Os intercâmbios escolares, desde 1993, das várias escolas EB 1/2/3 e secundárias do concelho;

  • Os intercâmbios entre associações desportivas e culturais (teatro, pintura, banda desenhada, folclore, etc), desde 1986;

  • Os intercâmbios artísticos, com exposições de pintura, com artistas consagrados e novos talentos;

  • A Praça dos Pintores, que desde 1995 vem apoiando os jovens poveiros no desenvolvimento e prática das técnicas de pintura;

  • Concurso de Banda Desenhada;

  • Os Ciclos de Cinema Europeu e Francês;

  • Festival Internacional de Coros;

  • A celebração do Dia da Europa;

  • Os Colóquios e Conferências;

  • Os intercâmbios entre instituições e cidadãos idosos

  • Intercâmbio entre instituições de pessoas com deficiência.

 

Do currículo de actividades da Associação faz parte a mais alta distinção da União Europeia – Estrela D’ Ouro das Geminações – recebida, por duas vezes, a primeira em 1995, em Dublin, na Irlanda e a segunda em 2005, em Bruxelas .

O trabalho desenvolvido segue um princípio de cidadania efectiva, debaixo para cima, em que os cidadãos tomam parte integrante nas decisões e na selecção das actividades a desenvolver com o município. É um trabalho contínuo em novas áreas, com novas pessoas, na esperança de construirmos com os nossos parceiros uma Europa mais justa e integrada.

 

cidadesgeminadas055.jpg

 

Extracto dos três primeiros artigos dos Estatutos da Associação de Amizade Póvoa de Varzim Cidades Geminadas, relativos aos princípios da organização.

Artigo 1º

  1. É constituída, na cidade da Póvoa de Varzim, a Associação sem fins lucrativos, denominada “Associação de Amizade Póvoa de Varzim – Cidades Geminadas”.

  2. A Associação é constituída por tempo indeterminado e tem a sua sede na rua Tenente Veiga Leal, 61 na Póvoa de Varzim.

Artigo 2º
A Associação tem como fim essencial a aproximação das comunidades poveiras e das cidades consigo geminadas, através das suas realidades culturais, desportivas, sócio-económicas e outras de reconhecido interesse mútuo.

Artigo 3º
Podem ser sócios da Associação todos os Poveiros e Amigos da Póvoa, bem como pessoas colectivas legalmente constituídas, sedeadas na Póvoa de Varzim, ou nas cidades consigo geminadas, que manifestem interesse pela Associação e aceitem os presentes estatutos.
§º Único – A admissão de um novo sócio fica sujeita ao pagamento de uma jóia, de montante a definir anualmente pela Direcção.