Durante o último fim-de-semana decorreu, em Montgeron (França), mais um encontro de intercâmbio entre as cidades geminadas. A delegação poveira, constituída por Luís Diamantino, vereador da Cultura, Manuel Angélico, vereador do Ambiente e Francisco Casanova, Presidente da Associação de Amizade Póvoa de Varzim Cidades Geminadas, teve a oportunidade de trocar ideias e perspectivar os próximos encontros entre os cidadãos das várias cidades europeias envolvidas: Montgeron, Eschborn (Alemanha), Zabbar (Malta) e a Póvoa de Varzim.

Entre as iniciativas agendadas destaca-se a visita de estudo a Montgeron e Paris da Escola do Século, entre 22 e 25 deste mês; o Torneio Multidesportivo e a Praça dos Pintores, que vão decorrer na Póvoa de Varzim, respectivamente entre 20 e 23 de Abril e 12 e 13 de Maio; o Encontro Internacional de Jovens, de 1 a 15 de Agosto, que este ano se vai realizar na Pousada de Juventude de Melgaço. Estas actividades, promovidas pelo município da Póvoa de Varzim em conjunto com a Associação de Amizade, destinam-se a incrementar o espírito europeu e da geminação, assim como preparar os jovens para os desafios do futuro.

Este encontro serviu também para que o vereador do Ambiente, Manuel Angélico, se encontrasse com o seu homólogo francês, Georges Brat, e juntos partilhassem experiências, apreciassem as oportunidades e os constrangimentos de cada um dos concelhos, e apresentassem os seus principais desafios no futuro.

Manuel Angélico, que visitou pela primeira vez a cidade francesa, confrontou-se com um concelho com grandes áreas verdes, nomeadamente com a ‘Pelouse’, um amplo corredor verde, que atravessa a cidade, preenchido por relva e árvores diversas e com a Floresta do Sénart, de 32 hectares, localizada a sul da cidade e que preenche muito dos momentos de lazer da população local, realizando diversas actividades desportivas e culturais, percursos pedestres, entre outras. Para além da troca dos dossiês estratégicos de política ambiental, este encontro serviu para que o vereador da Póvoa de Varzim visitasse as instalações dos serviços de limpeza e jardins, o cemitério, os equipamentos de apoio e os novos projectos urbanísticos em construção, como o novo mercado e a mediateca municipal.

À semelhança do que já aconteceu o ano passado, o intercâmbio de experiências entre políticos e técnicos de ambas as localidades decorrerá novamente em Junho, durante as festas de S. Pedro.