Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Inovar no Presente,
Garantir o Futuro!

Sections

Histórico

Histórico

cidadesgeminadas043.jpg

Pretendemos aqui sintetizar o historial das geminações na Póvoa de Varzim.

Fica o percurso, as actividades e os agradecimentos a todos os voluntários e aos políticos que se entusiasmaram pelo movimento europeu.

 

A iniciativa da geminação chegou à Póvoa de Varzim a partir da cidade francesa Montgeron, que se situa a 17 quilómetros de Paris, na sequência de vários contactos para geminações com cidades que representassem os emigrantes daquela cidade. Montgeron decidiu que a cidade seria a Póvoa de Varzim, pois todos tinham em comum o facto de ser o seu destino de férias quando vinham a Portugal.
Ao autarcas da Póvoa de Varzim apreciaram o convite da cidade francesa e, embora não tivessem notado motivos que ligassem as duas cidades, decidiram aceitar por acharem que seria a diferença um dos motivos de riqueza, marcando o início do protocolo de amizade para Junho de 1986.

A assinatura realizou-se primeiro em Montgeron, no dia 30 de Maio e depois na Póvoa de Varzim, no dia 29 de Junho, por ocasião das Festas de S. Pedro. 
20 anos depois, a nossa memória está repleta de acontecimentos extraordinários, com uma lista enorme de amigos, com um relatório enorme de actividades de convívio e lazer, de empreendimento, de relações pessoais comunitárias, e com a vontade de fazer mais pelas nossas comunidades.

A Associação de Amizade Póvoa de Varzim / Cidades Geminadas, criada em 1991, foi a entidade que, em conjunto com a Câmara Municipal, serviu de motor das relações das cidades irmãs, a partir da Póvoa de Varzim.

Dinamizámos um conjunto de actividades dirigidas a toda a comunidade poveira – actividades culturais, artísticas, escolares, desportivas, associativas, comerciais, políticas, das crianças á terceira idade. Para que conste:

  • O Intercâmbio internacional de Jovens, com as cidades de Montgeron, Eschborn e Zabbar, que principiou em 1988, na Póvoa de Varzim, na freguesia de Aguçadoura, tem funcionado como um instrumento invulgar de formação das novas gerações;

  • A Feira Francesa, em 1993, 94, e 95, que constituiu um momento de divulgação da cultura do país da cidade irmã;

cidadesgeminadas037.jpg

  • As dezenas de intercâmbio escolares, das várias escolas EB/1/2/3 e secundárias, envolvendo centenas de alunos e professores;


cidadesgeminadas044.jpg

  • As visitas de Associações desportivas e grupos folclóricos;


cidadesgeminadas022.jpg

  • Os intercâmbios culturais e artísticos, com exposições de pintura, do Traje Poveiro; sobre Eça de Queirós, os concertos;

cidadesgeminadas041.jpg

  • A Praça dos Pintores que, desde 1995, vem apoiando directamente os jovens poveiros no desenvolvimento e prática das técnicas de pintura, e que, desde 1998, vem atribuindo um prémio de incentivo;

  • Os prémios atribuídos pela Comissão Europeia, Estrela D´Ouro das Geminações, recebidos, em 1995, em Dublin e 2005, em Bruxelas;

  • As viagens conjuntas entre cidadãos montgeronenses e poveiros na descoberta de Portugal e França;


cidadesgeminadas024.jpg

  • O intercâmbio, de alunos e técnicos, entre a escola do Mapadi e a escola La Voliére.


cidadesgeminadas010.jpg


E ainda...

  • As Viagens de séniores;


cidadesgeminadas023.jpg

  • Um Concurso de Banda Desenhada;


cidadesgeminadas053.jpg

  • Um Ciclo de Cinema europeu;
  • Um Festival Internacional de Coros;
  • As Comemorações do Dia da Europa;


cidadesgeminadas047.jpg

  • O Ciclo de Cinema Francês;
  • Colóquios e Conferências;


cidadesgeminadas051.jpg

  • O Fórum da Geminação;
  • Os convívio de sócios.

 

Enumerámos exemplos claros de realização, de empreendimento e de esforço em prol das nossas comunidades. Connosco, a geminação é um conceito efectivo e com eficácia comprovada. 

A nossa geminação não se confinou apenas à cidade de Montgeron. Soubemos partilhar, tivemos um sentido apurado de comunidade, e, com a ajuda dos nossos parceiros, surgiu o contacto com Eschborn, cidade alemã, que dista 15 km de Francoforte.

Em 2001, principiámos um novo contacto, com uma cidade pertencente à ilha de Malta membro recente da União Europeia. A cidade chama-se Zabbar, fica a 12 km de Valleta. O contacto teve início através dos encontros internacionais de jovens. Desde então temos desenvolvido conversações no sentido da alargar o âmbito de actividades.

É, portanto, um trabalho com resultados assinaláveis, construído com enorme esforço e dedicação de muitos onde se destacam, naturalmente, os membros voluntários da Associação da Amizade Póvoa de Varzim Cidades Geminadas que, em conjunto com a edilidade, têm vindo a dinamizar todo o programa de iniciativas oficiais e correntes.

E o futuro...

cidadesgeminadas001.jpg

 

O futuro afigura-se-nos carregado de esperança nas parcerias de amizade com Montgeron, Eschborn e Zabbar. Acreditamos que com eles vamos certamente crescer e afirmar a nossa cidadania e a nossa cultura europeia.
Para acompanhar o resto da actividade chamamos a atenção para as restantes páginas deste site, nomeadamente para ligação Programa de Actividades que fará a resenha detalhada dos anos que seguiram ao 15º aniversário celebrado em 2001.
Para mais informações ou contributos podem aceder neste portal aos nossos contactos.