Este ano, a Praça dos Pintores, organizada pela Associação de Amizade Póvoa de Varzim / Cidades Geminadas, teve lugar a 13 de maio, sob o tema “O turismo europeu diverso e sustentável, com os povos!”. Realizada anualmente no âmbito das comemorações do Dia da Europa, esta manifestação artística multicultural tem como propósito promover o intercâmbio cultural e divulgar, de forma criativa e direcionada à juventude, os objetivos subjacentes à criação da União Europeia bem como os seus princípios orientadores na cooperação entre países integrantes.

A associação convida jovens provenientes das cidades com quem a Póvoa mantém relações de geminação e este ano não foi exceção, com a participação no certame de quatro jovens de Eschborn (Alemanha), para uma efetiva toca de experiências entre os jovens das cidades geminadas.

Os trabalhos realizados no âmbito deste Concurso estarão expostos no Diana Bar até ao dia da entrega de prémios.

Relativamente ao Concurso “Janelas, Varandas e Jardins Floridos”, trata-se de uma das iniciativas paralelas às comemorações do Dia da Cidade e pretende distinguir o melhor arranjo de jardinagem numa janela, numa varanda ou num jardim da Póvoa, contribuindo, progressivamente, para o aumento de espaços particulares ajardinados, janelas floridas e um maior respeito pelos jardins públicos.

Plantado há mais de 20 anos, esta ideia incentiva os residentes a ornamentarem os seus espaços, não sendo exigido qualquer requisito específico aos participantes, para além do gosto pelo arranjo exterior das suas janelas, varandas e jardins.