Para esta atividade, que pretende incutir e desenvolver o gosto pela leitura e a difusão de boas práticas concretizadas no âmbito do Plano Nacional de Leitura, numa altura em que há imensos meios para chegar aos livros e aos leitores, o programa apresentado é o seguinte, dia 5 de março “Todos juntos podemos ler”, destaque bibliográfico Biblioteca Municipal Rocha Peixoto.  No dia 6 de março, às 14h30, na Biblioteca Municipal “Marés de Leitura” com encontro com Sofia Silva e Mara Andrade, saiba mais sobre esta atividade aqui.  No dia 7 de março, às 10h00, na Biblioteca Diana Bar, “Hora do Conto” O Livro das Contas de dos contos, de José Vaz, com ilustração de Elsa Fernandes e construção de marcadores de livros, no “Atelier de Construção”, há tarde, às 14h30, na Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim haverá “Leitura Sénior” do livro Ser Mulher no meu tempo: Histórias de vida. No dia 8 de março, dia Internacional da Mulher terá lugar na Biblioteca Rocha Peixoto e na Biblioteca Diana Bar “Histórias de Mulheres” e “Mulheres Escritoras” e as 14h30 a atividade é no Centro Hospitalar com “Leituras no Hospital”. Por fim, no dia 9 de março fecha-se esta semana com um encontro com a escritora Joana Nogueira, na “Hora do conto e oficina criativa do livro”, com o livro Oskar e a família das cordas, às 14h30, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto.

No âmbito desta Semana da Leitura, a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto e a Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares da Póvoa de Varzim vão levar a cabo uma iniciativa com a criação de QR code e difundi-los em vários espaços para leitura.