O evento propõe algumas orientações para vias de prosseguimento de estudos ou futuras carreiras para as quais os jovens podem dirigir as suas escolhas. Haverá diversas iniciativas demonstrativas de situações laborais, bem como de reflexão acerca das orientações vocacionais, que animarão o programa.

As atividades começam já no dia 18 de abril, às 16h00, altura em que irá decorrer a inauguração de uma Exposição dos alunos de Artes Visuais da Escola Secundária Rocha Peixoto, no espaço Rochart, na Rua da Junqueira.

Depois, durante o mês de abril, nalgumas escolas do concelho, haverá demonstrações dos grupos cinotécnicos da PSP (24 de abril, às 10h30, na EB 2/3 de Aver-o-Mar) e da GNR (nas EB 2/3 de Beiriz e de Rates, em data a anunciar).

Além das mesas redondas e sessões de esclarecimento habituais decorrerem todos os anos, o tema do Seminário desta edição é “Engenharia e tecnologias: presente e futuro”, cujas inscrições serão aceites até 27 de abril. O Seminário irá decorrer no auditório municipal a 29 de abril, apresentando comunicações sobre “Os empregos de futuro”, “Indicadores de Empregabilidade” e “Oferta formativa da ESEIG”.

Para 6 de maio, está agendada uma reunião semanal do Grupo BNI Winner, que terá lugar no MAPADI e será aberta às entidades parceiras do FFOP.

A Mostra Informativa sobre “Formação e Opções Profissionais ao Longo da Vida” realizar-se-á no Pavilhão Municipal, de 7 a 9 de maio, sob a temática “Formação e Opções Profissionais ao Longo da Vida”.

E também este ano haverá diversas ações paralelas associadas às escolas e de índole cultural, como é o caso do X Concurso de Piano, promovido pela Associação Pró Música – Escola de Música da Póvoa de Varzim. Para inscrições e esclarecimento de dúvidas, os interessados devem contactar o telefone 252614145.

Uma outra atividade é a visita guiada à Escola Secundária Rocha Peixoto de alunos do 9º ano de outras escolas. A ação decorrerá durante o mês de abril, de acordo com as respostas das direções das escolas ao convite da ESRP.

Está ainda inserido no programa desta edição o Concurso de Cocktails Não Alcoólicos, promovido pela PROANDI, no dia 8 de maio, às 15h00, no Pavilhão Municipal, e o Trial Urbano no dia 9 de maio, promovido pela Casa-Escola Agrícola Campo Verde, e que terá lugar no Parque de estacionamento Norte (ao lado do MAPADI), durante a tarde.