Luís Diamantino, Vereador da Cultura, acompanhado por Mário Ferraz, dinamizador da iniciativa, explicou que “este evento cresceu de fora para dentro, isto é, pela vontade e perseverança de um cidadão em cumprir os seus sonhos, o Encontro pela Paz tem sido realizado todos os anos.

O município é apenas um colaborador do evento, emprestando serviços e apoio logístico. Tudo o resto é conseguido através do empenho dos voluntários”. O momento preferido de todo o programa é, para o autarca, a inauguração da exposição, no Diana Bar, “altura em que me consciencializo que aquelas centenas de crianças ainda acreditam que a paz é possível”. O Vereador considera “de extrema importância semear ideais de paz, amizade e amor entre os mais novos” e, a este propósito, confidenciou que “quando perdi a minha mãe senti grandemente. Achei que ainda tinha ficado muitas coisas por lhe dizer. Por esse motivo, não deixo de dizer amo-te todos os dias à minha filha. Às vezes, é mais fácil dizermos a alguém o quanto a detestamos do que dizermos que gostamos dela. O Encontro pela Paz é realizado por este motivo. Para mostrarmos à população que, embora o ser humano consiga ser mesquinho, há uma necessidade de incutirmos aos mais novos referências de solidariedade e temperança”.

O autarca sublinhou, ainda, o papel de Mário Ferraz na dinamização da iniciativa. “Esta pode ser a última oportunidade que tenho de estar sentado a esta mesa. Desta forma, quero reconhecer publicamente o trabalho desenvolvido pelo Mário Ferraz nestes catorze anos. Dando o seu tempo e, muitas vezes, o seu dinheiro a esta causa nem sempre compreendida, o Mário Ferraz acredita que a paz é possível e persegue os seus objetivos de forma perseverante”.

Mário Ferraz concordou: “sim, a paz é possível. E sem a colaboração da autarquia, estes catorze anos do Encontro não poderiam ter sido realizados”. Nesta edição, as palavras de Mahatma Gandhi servem de inspiração: “Muitas causas há pelas quais me disponho a morrer, mas nenhuma pela qual me disponha a matar”. O dinamizador do Encontro explicou que “assim como todos os eventos semelhantes espalhados pelo mundo, são pequenas gotas no oceano das turbulências sociais, políticas e económicas. Julgamos ser necessário levar aos poucos que se acercam destes acontecimentos, o alimento da tolerância, do afeto e dos valores intrínsecos da paz”. Mário Ferraz percorreu todas as iniciativas que compõem o programa, convidando toda a população a juntar-se a este evento. Fique, então, com o programa do evento:

12 de dezembro, às 10h00

Diana Bar

Inauguração da Exposição “Mahatma Gandhi – Amor à Humanidade”

“Yoga como caminho para a Paz” – atividade para crianças pela Confederação Portuguesa do Yoga – Áshrama de Vila do Conde (Casa da Luz). Atuação de Francisco Cruz e Mara São Roque “A Dupla Maravilha”.

12 de dezembro a 1 de Janeiro de 2013

Coloque na sua Janela ou varanda um pano branco, símbolo da Paz.

15 de dezembro

Chama da Paz

Uma tocha acesa, transportada por atletas do concelho, vai percorrer todas as freguesias da Póvoa de Varzim até ao Pavilhão Municipal.

16 de dezembro a 14 de Janeiro de 2013

Árvore da Paz – Deixe a sua mensagem na Árvore da Paz

Diana Bar

16 de dezembro, às 15h00

Cerimónia Encontro pela Paz

Pavilhão Municipal, largada de pombos e espetáculo de dança com “A piece of me, the peace in me”, pela Dance Republic – Performing Arts.

Do Pavilhão Municipal à Praça do Almada, Marcha pela Paz, Cordão Humano, atuação de Ciliana Pinheira (Soprano), André Carriço (Violoncelo) e Rafael Nova (Violino), minuto de silêncio e deposição da flor branca na Taça da Paz *.

*(caso as condições atmosféricas não permitam, será realizada no Pavilhão Municipal)

31 de dezembro

1 Minuto Silêncio pela Paz

Momentos antes da meia-noite, no local onde estiver.

1 de janeiro de 2013

16.00H – Dia Mundial da Paz

Cais da Paz, lançamento das flores brancas ao mar recolhidas na Taça da Paz (junto ao edifício do ISN/Salva Vidas), com atuação de Ciliana Pinheira (Soprano), André Carriço (Violoncelo) e Rafael Nova (Violino).

12 de janeiro de 2013, às 21h30

Lembrar a Paz

Diana Bar, Encerramento da Exposição, “Mahatma Gandhi – Amor à Humanidade”.

Visionamento de um filme, entrega de Diplomas e Certificados de Agradecimento.

“Yoga como caminho para a Paz” – atividade para adultos, pela Confederação Portuguesa do Yoga – Áshrama de Vila do Conde (Casa da Luz).

Atuação de Francisco Cruz e Mara São Roque “A Dupla Maravilha” e do Coro Amorim & Laúndos Ensemble.