Esta foi uma iniciativa do município poveiro, em parceria com a APC- Associação Poveira de Coleccionismo e os CTT da Póvoa de Varzim, que contou com a presença de Lucinda Delgado, Vereadora do Desenvolvimento Socioeconómico, e Raul Leitão, Presidente da associação.

A assinalar a data, a Biblioteca organizou ainda uma mostra biobibliográfica sobre Cândido Landolt onde dá a conhecer a sua faceta de jornalista e escritor e como precursor do movimento associativo. Divulga também que deixou uma notável bibliografia, em prosa e verso, quase toda dedicada à Póvoa de Varzim.

Biografia

«Cândido Augusto Landolt nasceu no Porto a 6 de Março de 1863 e faleceu na Póvoa de Varzim, onde viveu cerca de 40 anos, às 8 horas da manhã de 12 de Junho de 1921.

Cândido Landolt foi um brilhante jornalista, redactor de «A Independência» desde 1887 (jornal fundado em 29 de Dezembro de 1881) e depois seu proprietário; foi fundador, director e proprietário do jornal «A Propaganda», que se publicou de 4 de Janeiro de 1903 a 23 de Dezembro de 1916.

Foi um dos membros do grupo «Companheiros do Bem», que fundou a Associação de Caridade «A Beneficente», foi um dos sócios da comissão reorganizadora da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, em 6 de Janeiro de 1892 (esta Associação havia sido fundada em 01 de Outubro de 1877, tendo deixado de existir em 1884), foi também sócio fundador da Associação dos Empregados no Comercio, da Marítima, da Construtora, da Edificadora, da Reformadora, da Patriótica, e do sindicato Agrícola.

Cândido Landolt pugnou ardorosamente pelo progresso e engrandecimento da nossa terra, e foi um acérrimo propagandista da nossa praia, que cantou em lindos versos; escreveu as letras do Hino Académico Povoense do antigo Instituto Luís António, da Balada dos Estudantes do Liceu Nacional da Póvoa de Varzim e do Hino do Clube Naval Povoense (este com música de António José Gomes, Marta), letras que vêm publicadas na revista quinzenal «A Póvoa de Varzim», 1º ano, respectivamente 1912, nº 19 nº 15, e 1911, nº 3.

(BARBOSA, Jorge – Toponímia da Póvoa de Varzim. Póvoa de Varzim Boletim Cultural. Póvoa de Varzim: Câmara Municipal, Vol. XXVII, nº 2 (1980), pág. 570.)