Após uma primeira tentativa de fundação em 1910, o Orfeon Povoense surge em 1915 pela mão do sócio-fundador e director artístico Josué Trocado. Em 1935 o Orfeon passa a ser designado por Orfeão Poveiro e percorre todo o país com revistas teatrais, poesias e operetas musicadas pelo seu fundador, autor, entre outros, da Cantata (hino do Orfeão) e do Hino da Póvoa.

Desenvolver o bom gosto e a educação intelectual e física dos seus associados através da música, dos concertos, de conferências, de excursões e de desportos eram os objectivos do Orfeão que pretendia, ainda, implementar uma Escola Infantil de forma a contribuir para o aperfeiçoamento da instrução no país e, acima de tudo, no concelho. Assim, a 21 de Novembro de 1921, é colocada a 1ª pedra do Edifício Social e Escola Maternal do Orfeão Povoense. No entanto, o projecto não chega a ser concluído, mas parte da estrutura construída está hoje integrada na fachada da Biblioteca Municipal.

“À quarta (h)à conversa” decorre todas as terceiras quartas-feiras do mês, até Junho de 2010, mediante marcação prévia. Apresentará, em cada sessão, diferentes temas ligados à história local. A “Provisão Régia de D. Maria I para a criação da Praça do Almada” foi o primeiro tema, tratado na sessão inaugural, a 21 de Outubro.