Este ano, os grupos corais dos agrupamentos escolares do concelho que vão atuar com músicas alusivas à época natalícia são os seguintes: Grupo Coral da Escola E.B. 2/3 Cego do Maio; Grupo Coral da Escola E.B. 2/3 Dr. Flávio Gonçalves; Coro do Agrupamento de Beiriz; Coro Juvenil da Escola de Música da Póvoa de Varzim; Grupo Coral da Universidade Sénior do Rotary Club da Póvoa de Varzim e Grupo Coral da Escola Secundária de Rocha Peixoto.

Estes serão os protagonistas de um espetáculo, aberto à comunidade, no âmbito do espírito natalício que se faz sentir um pouco por toda a cidade.

Os grupos e o programa:

  • Coro da Flávio (Escola E.B. 2/3 Dr. Flávio Gonçalves)

O “Coro da Flávio” é um grupo coral de grande tradição na escola que tem tido várias atuações na comunidade escolar.

Pretende-se neste novo ano letivo dar continuidade a este projeto cujos objetivos são: desenvolver o gosto musical dos alunos; desenvolver o trabalho de grupo na realização musical, dentro e fora da escola; desenvolver nos alunos desinibição performativa, em atividades musicais que envolvam apresentações públicas; ocupar os tempos livres dos alunos; proporcionar a sociabilização cultural através de experiências de música em conjunto.

Este ano o programa será o seguinte: “Glória, Glória, Glória” (popular); “É Natal” (popular); “ Os Três Reis” (popular); “Ó Meu Menino” (popular/Braga). A direção será da professora Margarida Almeida e o acompanhamento do professor Luís Amaro.

  • O Coro do Agrupamento de Beiriz

O Coro do Agrupamento de Beiriz é este ano constituído por alunos e professores, ensaia periodicamente no âmbito de atividades festivas e é orientado pelos Professores Guilherme Madureira, Tiago Branco e João Paulo Rocha.

O Coro de Professores de Beiriz iniciou a sua atividade no Natal de 1998, mantendo apenas um pequeno núcleo de professores a cantar desde a sua génese devido aos concursos nacionais.

Conta no seu repertório com obras dos mais variados autores, épocas e estilos.

Para além das atuações no Agrupamento, fez também apresentações públicas em direto na televisão e na rádio, bem como em várias instituições sociais.

Programa: Da Cantata de Natal “This Infant Boy”, de Richard Hepburn; “A Little Child Was Born”; “Mary and Joseph”; “Herod’s Song”; “Jesus Christ Was Born This Happy Day”.

  • Coro Juvenil da Escola de Música da Póvoa de Varzim

O Coro Juvenil da Escola de Música da Póvoa de Varzim, criado em 1999, tem como objetivo principal ser uma Classe de Conjunto que possibilite aos alunos o cumprimento do plano de estudos oficialmente proposto. A sua primeira titular foi a Prof. Joaquina Mota. Apresentou-se nesse mesmo ano em diversas audições públicas da Escola de Música da Póvoa de Varzim e num intercâmbio com a Escola de Perosinho. Mais tarde, foram responsáveis pelo agrupamento as Prof. Sandra Monteiro e Cristina Gonçalves. Com esta última docente, o Coro Juvenil colaborou com a Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim nos concertos de Natal, em Dezembro de 2003, na Igreja de S. José de Ribamar (Póvoa de Varzim) e na Igreja da Lapa (Porto). Em 7 de Junho de 2004, apresentou, com grande êxito, alguns excertos encenados do musical “Música no Coração”. A partir do ano letivo de 2004/2005, foi responsável pela Classe a Prof. Ana Rute Rei sob cuja direção o Coro Juvenil participou nos concertos de Natal de 2004, 2005 e 2006, com a Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim e com o Coral “Ensaio”, nas Igrejas Matriz e S. José de Ribamar da Póvoa de Varzim. Tem vindo a cooperar em diferentes momentos culturais da cidade, nas Manifestações Paralelas do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, no Museu Municipal, ou no evento As Escolas cantam o Natal na Biblioteca, no Diana-Bar. Também participa com regularidade nas Audições organizadas pela Escola. Desde o ano letivo 2013/14 que o Coro Juvenil se encontra sob a direção do professor Rui Silva tendo atuado em diversos momentos musicais tais como: As Escolas Cantam o Natal, Concurso Delícia da rabanada, ComTalento.PVZ e é presença assídua nas Audições da Escola de Música da Póvoa de Varzim.

Programa: Coro EMPV “Aria da Suite nº3”, J. S. Bach Prof. Rui Silva | Direção; Coro e Orquestra de Cordas da EMPV “Swing a Christmas Carol”, Mac Huff Coro: Prof. Rui Silva; Pianista Acompanhadora: Profª Joana Faria; Orquestra de Cordas: Profª Vânia Oliveira; Profª Vânia Oliveira| Direção

  • Grupo Coral da Universidade Sénior do Rotary Club da Póvoa de Varzim

Foi no 2.º ano de atividade (2008/2009) que a Universidade Sénior do Rotary Club da Póvoa de Varzim – USRCPV, incluiu na sua oferta curricular a disciplina de Música, com uma componente Histórica e outra de Prática Musical.

A ideia nasceu de uma brincadeira levada a cabo, no ano anterior, no jantar que finalizava o ano letivo, onde um grupo de alunos se lembrou de fazer um poema, com alguns termos ingleses-aportuguesados, que foi cantado pelos mesmos, tendo por base uma melodia popular.

Dado que se revelaram boas vozes, pensou-se em criar a disciplina de História da Música, com a mesma carga horária das restantes e assim aconteceu.

Ao grupo inicial juntaram-se outras pessoas, cuja assiduidade e constância se mantiveram ao longo dos últimos 5 anos, sem que o entusiasmo inicial fosse de algum modo quebrado.

Assim se deram os primeiros passos a nível histórico-musical e a nível coral, até aos dias de hoje, sempre sob a batuta do Maestro Abel Carriço.

Apresentou-se, pela 1.ª vez, em Junho de 2009 e tem participado, regularmente, neste evento: “As Escolas cantam o Natal na Biblioteca”.

Programa: “Da serra veio um pastor” (arranjo Rufino Silva); “Joseph, dearest Joseph mine” (German Carol – 1605); “Linda noite” (arranjo Daniel Sequeira) e “Glória no céu” (arranjo José Abel Carriço).

  •   Grupo Coral da Escola Secundária de Rocha Peixoto

Com dezasseis anos de existência, este Grupo Coral é uma das múltiplas Atividades de Complemento Curricular disponível na Escola Secundária de Rocha Peixoto, sendo constituído por Professores, Alunos, Encarregados de Educação e Funcionários que, unidos pelo gosto da música, se empenham em dinamizar e motivar toda a comunidade escolar. Apresentando um repertório tradicional e erudito, tanto nacional como internacional, prima pelo dinamismo e alegria transmitidos ao seu público. Participa anualmente em inúmeras atividades que vão desde Festas de Natal e Final de Ano escolares, Intercâmbios anuais com escolas nacionais e internacionais, até a atividades organizadas pela Comunidade Escolar e pela C. M. da Póvoa de Varzim, na comemoração do Dia Internacional da Música e do Dia dos Namorados, ou promovendo encontros de coros escolares. Também colabora com instituições locais (Lares de Terceira Idade, Associações e Clubes Desportivos). A Professora Eduarda Oliveira é a responsável por este Grupo Coral, assumindo a sua regência desde o início.

Programa: The first Noel, melodia tradicional Inglesa do séc. XVIII; Deck the hall, melodia tradicional do País de Gales, arranjos de David Willcocks; Hallelujah, de Leonard Cohen.

Organista: Professora Sara Gomes

Violinista: Professora Vânia Oliveira e Mariana Alvarenga

Guitarrista: Hélder Silva

  • Grupo Coral da Escola EB 2/3 Cego do Maio

A Escola Cego do Maio apresenta um pequeno grupo de alunos do 5º ano de escolaridade. Este grupo criado no presente ano letivo tem como objetivo a participação em atividades musicais, promovidas pelo grupo disciplinar de Educação Musical ou organizadas por outras entidades. O empenho dos docentes de Educação Musical, aliado à vontade dos elementos do grupo, contribuíram decisivamente para a implementação deste projeto.
Programa: Por quem não esqueci– autoria “Sétima Legião”; I’m dreaming of a white Christmas, versão em português ( noite branca) – autoria “Irving Berlin”; Playback – autoria Carlos Paião