Para sábado, dia 1, a oferta, variada, começa com uma visita guiada à Igreja Matriz, às 9h30. Orientada por Deolinda Carneiro e José Flores, do Museu Municipal, e ainda pelo Pe. Manuel Torres, esta visita é organizada conjuntamente com a Comissão Executiva para a Comemoração dos 250 Anos da Matriz.

À tarde, pode assistir a duas actuações musicais: uma por alunos da Escola de Música da Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim, que, às 15h30, começam a sua actuação no Largo Dr. David Alves, terminando na Rua da Junqueira, próximo da Igreja de Santiago; outra pela Tuna “Os Gatunos”, do ESEIG, às 17h00. Estes últimos percorrem várias ruas da cidade, começando no Largo António Nobre, junto à Igreja da Lapa, seguindo depois pela Rua 31 de Janeiro, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua dos Cafés, terminando no Passeio Alegre.

No Diana Bar pode visitar, até domingo, a Grande Campanha de Natal d’A Beneficente. “Pegadas na Areia” é o nome desta venda de Natal, com trabalhos feitos pelos utentes da valência do Refeitório e cujos lucros reverterão a favor da instituição.

Se preferir arraiais populares, vá até Aver-o-Mar e assista à Festa de Santo André, que decorre durante todo o fim-de-semana. Como alternativa, tem uma sessão teatral, no Auditório Municipal, pois às 22h00 a companhia “Chão de Oliva” sobe a palco com a peça “Se não me dás um revólver, ao menos tem pena de mim”.

No domingo, dia 2 de Dezembro,  o Auditório Municipal recebe, às 16h00, o lançamento do livro “Naufrágio de 1947 – Toda a saudade é um cais de pedra”, de Belmiro Esteves Galego e António Cunha e Silva. Este lançamento é organizado pela Junta de Freguesia de Matosinhos, em colaboração com a autarquia poveira.

Um concerto pela Orquestra do Norte, às 21h30, na Igreja de Aguçadoura, promete ser um dos momentos altos do fim-de-semana, com a interpretação de obras de A. Coreli, Bach e  Mozart por Emanuel Salvador e Pedro Carneiro no violino, sob direcção de Manuel Teixeira. No plano desportivo, decorre a 1ª jornada do XXVIII Plano de Promoção de Atletismo, em Argivai. Às 9h00 é dada a partida para a prova de Corta-Mato. No Pavilhão Municipal, também às 9h00, começa a Fase Final do Campeonato Individual de Ténis de Mesa. Ambas são organizações do Pelouro do Desporto.

Ainda no domingo os interessados têm a última oportunidade de visitar a exposição “Encontros de Estilos – 2”, de Luz Braga e Augusta Massena, patente no Diana Bar.

Para segunda-feira, dia 3 de Dezembro, para além de se comemorar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, assinalado com o seminário “Contra a Discriminação, pela Igualdade dos Direitos das Pessoas com Deficiência”, no Auditório Municipal, às 9h00, é ainda inaugurada a exposição de Maria Palhares, com trabalhos em pintura, desenho e artes decorativas, n’A Filantrópica. Esta exposição está patente até 16 de Dezembro.

O programa completo de animação de Natal está disponível no portal municipal.