Um programa de eventos foi criado pela Câmara Municipal, bem como pelos seus parceiros sociais, para proporcionar a todos um Feliz Natal Póvoa de Varzim”, uma prenda e uma emoção. De 1 de dezembro a 6 de janeiro, Dia de Reis, todos estamos convidados a partilhar este programa, assistindo a concertos, visitando exposições, participando em concursos, degustando a nossa típica gastronomia natalícia, assistindo a competições desportivas, conhecendo o que de novo nos traz o mundo da literatura, entre tantas outras propostas.

O programa tem início já amanhã, 1 de dezembro, dia em que a JuveNorte realiza o tradicional Resgatar das Almas a Santo André, tem início o projeto “Do chão: Projétil”, é lançado o livro e o cd “Vimos até à Escola” e altura em que Rui Costa, ciclista profissional, será homenageado pelo município na prova “Circuito Amigos do Rui”. É também amanhã que tem início o Mercado de Natal, no Mercado Municipal, e a Recolha de Bens, levada a cabo pel’A Beneficente e pelos Leões da Lapa.

No dia 3 de dezembro, segunda-feira, e até dia 5 de janeiro, há “Natal na Biblioteca”, com uma Campanha de Novos Leitores, Contos de Natal, Oficinas Criativas, Mostras Bibliográficas e Cânticos de Natal. Um programa recheado, pensado para si e para a sua família.

De 4 a 10 de dezembro, poderá inscrever os seus filhos nas Colónias de Férias de Natal. Nas férias escolares, entre 18 e 21 de dezembro, as crianças e jovens têm, desta forma, a oportunidade de preencher os seus tempos livres de forma pedagógica e lúdica.

No dia 5 de dezembro, quarta-feira, o Posto de Turismo inicia uma Mostra de Artesanato de Natal que contará com a participação de vários artesãos locais que terão, aí, um momento para venderem as suas peças. Esta exposição prolongar-se-á até dia 21. Também no dia 5, às 14h30, a Biblioteca Municipal leva a efeito a iniciativa “Artes & Ofícios”, onde as crianças vão aprender mais sobre a profissão de merceeiro com o profissional Ricardo Silva.

No dia 6 de dezembro, quinta-feira, às 21h00, no Diana Bar, acontecerá a tertúlia “À conversa. Aprender conversando”. O Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Rocha Peixoto implementou o Projeto LER+ Compensa, com o objetivo de contribuir para melhorar os níveis de literacia da população adulta. Assim, o ciclo de tertúlias, das quais “À conversa. Aprender conversando” é a primeira, pretende abordar aspetos diversos da cultura local, através da partilha de vivências dos intervenientes. Esta tertúlia terá os testemunhos de João Marques e de Armando Marques, sendo orientada por Luís Diamantino, Vereador da Educação e Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, e por Noel Miranda, Diretor do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Rocha Peixoto.

No dia 7 de dezembro, às 21h30, no Diana Bar, “As Escolas cantam o Natal”, com a participação de: Coro Juvenil da Escola de Música da Póvoa de Varzim; Grupo Coral da Universidade Sénior da Póvoa de Varzim, Grupo Coral da Escola EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves, Clube de Música da Escola EB 2/3 Cego do Maio e Grupo Coral da Escola Secundária de Rocha Peixoto. Esta é a sétima edição da iniciativa promovida pela Biblioteca Municipal.

No dia 8 de dezembro, as Festas de Nossa Senhora da Conceição culminam na Fortaleza. Santa Padroeira dos poveiros, Nossa Senhora da Conceição dá nome àquele espaço onde decorrem as festividades em Sua honra. É uma das mais importantes festas religiosas do concelho. Nesse mesmo dia, às 21h30, As Tricanas Poveiras promovem uma “Noite Especial do Fado”, na sede da associação.

A 9 de dezembro, três iniciativas marcam o dia: o Torneio Aberto de Natal de Ténis de Mesa, a inauguração da exposição do espólio do Orpheon Povoense, criado por Josué Trocado, e a apresentação do livro de Abel Carriço, O Caloiro. O evento desportivo faz parte do Plano de Desenvolvimento do Ténis de Mesa, lançado pelo município com o objetivo de manter saudáveis os jovens do concelho. Dez provas constituem este Plano.

A 12 de Dezembro, no Parque da Cidade, milhares de crianças participam no Corta-Mato Escolar.

No dia 13 de dezembro, às 21h00, o Clube de Caçadores da Estela promove o “Natal Solidário”, um espetáculo musical que conta com a participação da Escola de Música da Póvoa de Varzim.

Entre os dias 14 e 16 de dezembro, o Arquivo Municipal realizará um Bazar de Natal, com a presença de vários artesãos. Uma excelente ocasião para adquirir alguns presentes para esta quadra festiva. Também nestas datas será levado a cabo o Mercado Nazareno.

No dia 15 de dezembro, a autarquia, atenta às necessidades da população com deficiência, levará a efeito uma Terapia Assistida com Cães, no MAPADI. Nesse dia, às 21h30, José Cavalheiro Homem lançará o seu mais recente trabalho, Tormentório.

De 17 a 27 de dezembro, a Casa da Juventude ocupará os tempos livres dos mais jovens com um programa de “Férias de Natal na Casa da Juventude”. No dia 20, às 15h00, a iniciativa “À quarta (h)à conversa” abordará o tema “A Póvoa de Varzim e o seu quartel”, pelo Coronel Lopes Cardoso.

No dia 21 de dezembro, o Pelouro do Desporto e a Associação de Futebol do Porto realizam o XXVI Torneio de Natal Dr. Macedo Vieira, com a participação de quatro equipas nortenhas a disputar este Torneio que já se tornou tradição do mês de dezembro. No mesmo dia, as classes que constituem o projeto “Vida Ativa com Desporto” comemoram a chegada do Natal com a “Festa de Natal Desporto Sénior”, às 10h00, no Pavilhão Municipal. Às 21h30, na Igreja Matriz, haverá um “Concerto de Natal” com a atuação do Quarteto Verazin e do Coral “Ensaio” da Escola de Música da Póvoa de Varzim.

No dia 22 de dezembro, mais espetáculos musicais com a atuação de Classe de Conjunto de Cordas, Classe de Conjunto de Sopros e Classe de Conjunto de Iniciação Musical, todas da Escola de Música da Póvoa de Varzim, às 10h30, no Largo Dr. David Alves e Mercado Municipal, e atuação do Quarteto Verazin e do Coral “Ensaio” da Escola de Música da Póvoa de Varzim, às 21h30, na Igreja da Lapa.

No dia 23 de dezembro, outra prova irá colorir o fim de semana: o Raid de Natal. As inscrições para o Raid de Natal já se encontram abertas, no sítio eletrónico da organização, Centro Desportivo e Cultural de Navais. Os atletas de BTT multiplicam-se e o concelho dá resposta com inúmeras provas para profissionais e amadores.

No dia 28 de dezembro, um Espetáculo de solidariedade pelo pianista Raúl da Costa, no Auditório Municipal, às 21h30.

Ao longo de toda a época natalícia acompanhe no Portal Municipal as novidades e os desenvolvimentos desta programação especial, feita a pensar em si.

Feliz Natal Póvoa de Varzim.