Centenas de utentes de instituições de solidariedade social do concelho marcaram presença nesta iniciativa do Pelouro da Acção Social que, ano após ano, esforça-se por unir gerações diferentes num convívio onde os protagonistas são os próprios utentes. Com a imaginação dos números de dança e canto que as instituições apresentaram, com o talento dos artistas e a boa disposição da plateia, a alegria, tão própria da quadra que se aproxima, encheu o Pavilhão Municipal.   

Através de uma história, Andrea Silva, vereadora do Pelouro da Acção Social, explicou às crianças o que era a solidariedade: “Era uma vez um agricultor que pediu ajuda aos seus vizinhos para construir um poço. Os vizinhos recusaram-se a ajudar pensando que o agricultor iria ficar com a água só para ele. Quando a seca ameaçava estragar todas as colheitas, o agricultor voltou a pedir ajuda aos vizinhos e, desta vez, explicou que, se todos quisessem ajudar, iria haver água para todos. Com o trabalho do agricultor e dos seus vizinhos, foi construído o poço.” Andrea Silva sublinhou a moral da história: “haverá sempre água para todos, se todos quiserem ajudar”.  

A autarca afirmou, ainda, que “este convívio entre gerações, esta partilha de experiências, só seria possível com o vosso esforço”, dirigindo-se às quinze instituições participantes na actividade Solidariedade em Festa.