Em 2011, o atleta destaca os títulos nacionais que conquistou, em particular as medalhas que ganhou na Póvoa de Varzim: “é sempre especial quando subimos ao pódio na nossa casa. Sinto-me orgulhoso do trabalho que fiz e feliz por dar essa alegria ao concelho que tanto me apoia”. Com os títulos conquistados este ano, Adriano Niz conta com 96 medalhas de ouro de Campeão Nacional, um feito conseguido apenas com muita dedicação à modalidade. Alcançar a centena de títulos de Campeão Nacional é um dos seus objectivos algo que, perspectivamos nós, será conseguido em 2012.

De menos positivo, o nadador refere o regresso do Campeonato Europeu de “mãos vazias”: “não quebrei os meus recordes pessoais e não subi ao pódio mas, representar a Selecção Nacional é sempre um grande prazer e um motivo de grande orgulho para mim”.

E expectativas, Adriano? “Conseguir os tempos mínimos para participar nos Jogos Olímpicos de Londres, que se realizam em 2012.” Para estar presente na mais importante competição do mundo, Adriano Niz vai treinar, treinar, treinar. Depois de estar presente nesta competição em 2004, o nadador não quer terminar a carreira sem repetir a experiência. Para isso, “vou lutar até ao último sopro”. E é esta força de vontade que caracteriza Adriano Niz. Acreditar que tudo é possível quando nos esforçamos. Afinal, quem tenta, pode perder, mas quem não tenta, já perdeu. Há melhor mensagem de Natal, de esperança, do que esta?

Quanto a 2012, o atleta prevê um momento de decisão. Conciliar a sua vida profissional, entretanto iniciada, com todos os compromissos que isso acarreta, com os treinos árduos, não é fácil e decidir se continua na alta competição é algo a considerar.