Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura, explicou que esta programação resulta de uma organização conjunta entre a Câmara Municipal, as instituições educativas do concelho, a imprensa local, com destaque para o jornal centenário O Comércio da Póvoa de Varzim, e a Cooperativa Cultural A Filantrópica. “A programação será dinâmica na medida em que podem ser adicionadas novas actividades a esta Agenda Local”, explicou o Vereador. “Queremos chegar aos mais novos, aos estudantes, no sentido da pedagogia para a Democracia, para a Liberdade, para a Igualdade”, justificou, já que se pretende, com estas Comemorações, explicar o que foi a Implantação da República e quais as consequências que teve no nosso país. É, por isso, um programa que tem uma forte vertente educativa, daí a importância de, na sua organização, se ter conseguido o envolvimento de todos os agrupamentos escolares do concelho.

Entre as várias actividades definidas contam-se várias exposições com destaque para a que terá lugar no Museu Municipal sobre a República e para as várias mostras documentais que a Biblioteca vai organizar ao longo do ano. Para além disso, e como a Agenda Local das Comemorações se cruza com a Agenda coordenada pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, a Póvoa de Varzim vai receber uma exposição itinerante. Terá ainda lugar um Ciclo de Conferências, organizado pelo jornal O Comércio da Póvoa de Varzim, sendo que está já confirmada a presença de Artur Santos Silva, Presidente das Comemorações do Centenário da República. Teatro de rua, a edição fac-simile d’O Comércio da Póvoa de 5 de Outubro de 1910, uma exposição sobre os Rostos da República, a publicação de dois números do Boletim Cultural da Póvoa de Varzim em que se destaca a faceta republicana de Rocha Peixoto e ainda a edição de textos sobre a República da autoria de João Francisco Marques são outras actividades previstas, sendo que, em média, deverão ocorrer entre duas a três actividades por mês. Naturalmente, no mês de Outubro, concentrar-se-á um maior número de actividades.

“Na Maré da República”, título das Comemorações na Póvoa, tem um logótipo desenhado por dois alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia da Escola Secundário Eça de Queirós. Destaca-se a representação da bandeira a dois tons de cinza, numa imagem que se assemelha também às ondas do mar, e o círculo a vermelho, sendo o círculo a disposição geométrica mais justa para uma soberania do povo, onde nenhum espaço se destaca ou se perde e onde tudo é equidistante.

No sítio das Comemorações, que pode consultar no final desta página, está disponível informação sobre as Comemorações na Póvoa de Varzim, com a Agenda Local, em constante actualização, a apresentação dos vários parceiros, uma área para actualizações noticiosas, entre outros. Disponibiliza ainda informação sobre a República na Póvoa de Varzim, apresentando a cronologia local, a toponímia, os Rostos da República, a imprensa e imagens da época. Dando uma visão global, o sítio tem também uma área sobre informação a nível nacional, disponibilizando conteúdos sobre a Bandeira e o Hino Nacionais, a 1ª Constituição da República, entre outros.

“Na Maré da República” – sítio das Comemorações da Implantação da República