Organizada pelo Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, a campanha decorre no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROAC) e consiste na oferta da vacinação, desparasitação, esterilização e registo com chip de qualquer animal adotado no Centro.

Mas, antes de oferecer um cão ou um gato como presente de Natal converse com a pessoa a quem pretende presentear e certifique-se que toda a família está consciente das implicações de adotar um animal: disponibilidade para o ensinar, passear, mimar e condições financeiras para garantir a sua alimentação, higiene e cuidados de saúde.

Se as adoções de Natal não forem conscientes, muitas vezes acabam por ter repercussões nos meses seguintes (em especial em janeiro e fevereiro), com a devolução dos animais nos abrigos onde foram recolhidos ou com o seu abandono nas ruas.