A associação de estudantes da escola, em parceria com a Delegação poveira da Cruz Vermelha Portuguesa, está a dinamizar uma “Mostra de Emprego e Empreendedorismo – Keep Calm mas Mexe-te!”.

“Mexer e Remexer nestes Tempos” é o mote para o primeiro dia, com dois painéis onde marcam presença algumas empresas locais. “Ajuda para mexer” é o lema para o segundo dia, novamente com dois painéis de convidados.

“Nunca desistam dos vossos sonhos.” Esta foi a mensagem deixada por Luís Diamantino, Vice-Presidente e Vereador da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, a uma plateia de estudantes prestes a concluir o Ensino Secundário.

O autarca recorreu-se de uma história para transmitir que “quando parece não haver saída e todas as portas estão fechadas, conseguimos sempre dar a volta e ultrapassar. Para isso, é preciso estudar onde queremos fazer o nosso negócio, ver o que lá não existe e criar, imaginar”.

Para o Vereador, “é importante prosseguirmos os nossos sonhos. É sempre preciso arriscar para conseguirmos. A ambição é muito importante na nossa vida”, advertiu, acrescentando que “é preciso trabalhar muito e ser criativo”.

Orquídea Silva, da HigInternational, Marco Silva, da Solvenag, e Carla Silva, do Miúdos e Graúdos, foram os convidados do 1º painel, esta manhã, que partilharam o seu percurso profissional e deixaram palavras de incentivo aos jovens.

“Têm que criar e ser muito bons. Têm que ser apaixonados pela vossa profissão.”, sugeriu Orquídea Silva, acrescentando que “eu consegui, vocês também conseguem”, salientando a importância da “atitude”.

Marco Silva revelou que a grande gratificação, enquanto empresário, era “moldar o seu destino. Fazer da nossa vida aquilo que pretendemos. Procuro, claramente, oportunidades de negócio. É isso que me motiva e me faz trabalhar”, partilhou o empresário da área da energia, climatização e, em breve, reabilitação de edifícios.

Carla Silva aconselhou os alunos a irem atrás dos seus sonhos, constatando que “atualmente há uma grande passividade por parte da juventude”. Neste sentido, aproveitou para lembrar que “os empregos não batem à porta, é preciso irmos à procura”.

O emprego e o empreendedorismo continuam a ser discutidos esta tarde e amanhã durante o dia, sendo que o Investmais – Gabinete de Promoção ao Investimento da Póvoa de Varzim também terá a sua participação, dando a conhecer o Centro de Incubação Local.

A iniciativa decorre no âmbito do programa Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS+) da Póvoa de Varzim, cujo um dos eixos passa por promover o aumento de empregabilidade, formação e qualificação da população do concelho da Póvoa de Varzim.