A sessão contou ainda com a assinatura de Protocolo entre o Município da Póvoa de Varzim e a União de Freguesias de Aguçadoura e Navais, tendo por objeto  a  cedência  do  direito  de  utilização  gratuita  e  a  gestão  do  equipamento.

O Presidente da Câmara transmitiu que a inauguração diz respeito “a parte da obra pois esta só ficará concluída quando fizermos, na entrada, o novo edifício que será a sede, o apoio administrativo e o bar. Falta-nos construir toda a vedação nova, o resto das bancadas, ou seja, temos ainda à volta de mais de 300 mil euros de obra para gastar. Gastámos cerca de 800 mil euros no que já está concluído”.

Aires Pereira reconheceu tratar-se de uma obra especial por ter uma “localização muito especial”, acrescentando que “estamos numa zona de reserva ecológica, ambientalmente protegida” e, por isso, “tínhamos que fazer aqui algo que ficasse integrado na paisagem e que gostássemos de ver. Esta obra é, de todas as que temos em curso nas freguesias, a que está mais adaptada, melhor projetada. Gosto particularmente desta”, assumiu o autarca.

Neste sentido, o Presidente disse que “tem que se transmitir numa responsabilidade para todos os que vão utilizar este espaço”, pedindo a todos que vão utilizar o equipamento que “tenham sempre o cuidado de o deixar ficar como o encontram quando aqui chegam. Se todos fizerem isto, teremos equipamento para muitos e bons anos. Se não tivermos o cuidado necessário e uma boa utilização do equipamento, teremos tudo degradado”. Assim sendo, apelou “cuidem disto como cuidam da vossa casa” porque “esta é a nossa casa comum”.

O Presidente da Câmara revelou que “temos a decorrer, em todo o concelho, um conjunto de obras para dotar as freguesias de equipamentos com o mesmo nível de qualidade para a prática desportiva que têm os equipamentos na cidade. Tenho tentado fazer um equilíbrio para que as pessoas não tenham necessidade de sair do seu local de residência para ir para a cidade para fazer seja o que for”.

A este propósito, divulgou que “temos em curso cerca de 2 milhões e meio de obras deste tipo em todas as freguesias do concelho, ou seja, a Póvoa de Varzim vai ficar, no seu todo, com um conjunto verdadeiramente invejável de equipamentos desta natureza para a sua população”, acrescentando que “o mais importante que temos são as nossas pessoas. As pessoas têm que voltar a ser o centro da nossa preocupação. Não faz sentido fazermos obras de milhões de euros se as pessoas passarem dificuldades. É esta preocupação com as pessoas que nos deve continuar a mover”.

O Presidente da União de Freguesias de Aguçadoura e Navais, Fernando Rosa, definiu o momento como sendo de “uma reunião de todos os que contribuíram, no passado, para fazer desta nossa terra uma terra viva”. Agradeceu ao Aguçadoura Futebol Clube pela sua dedicação e acompanhamento da obra, bem como a toda a equipa envolvida nesta empreitada, deixando o agradecimento maior para o Presidente da Câmara porque “tornou o nosso sonho realidade”.

Fernando Rosa terminou com um apelo: “Vamos disfrutar deste bonito espaço, vamos zelá-lo e conservá-lo porque ele é de todos. Sabemos que a sua localização obriga a muita manutenção. Vamos, por isso, sobretudo respeitá-lo e fazer deste local de aprendizagem e formação de melhores jovens e pessoas um local de convívio”.