A Escola de Música da Póvoa de Varzim, em conjunto com a Escola de Música de Perosinho fizeram um concerto alternativo que teve como foco central as dimensões artísticas. Assim, neste espetáculo, também os músicos fizeram parte do público, tornando-se os principais destinatários.

Esta vertente do concerto ajudou os artistas no seu desenvolvimento técnico e artístico, e também no crescimento da motivação pela ligação mais profunda à comunidade extra-escola e à criação de outros sentidos para o seu investimento na prática musical.

Para além dos alunos de Violino do ensino básico, das Orquestras de Cordas da Escola de Música da Póvoa de Varzim, subiu ao palco a Orquestra Per Cordare da Escola de Música de Perosinho. No final, em jeito de despedida houve uma participação especial dos alunos que integram o projeto de violinos das AEC´s do Município da Póvoa de Varzim.

Presente nesta iniciativa esteve o Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino.