A Prevenção de Resíduos é a “estrela” do filme que a LIPOR preparou e que o Pelouro do Ambiente vai exibir, até sexta-feira, nos ecrãs colocados no Posto de Turismo, no Museu Municipal e no serviço de atendimento da Secção de Licenciamento de Obras. Tendo em conta que, na Área Metropolitana do Porto cada residente produz, em média, 1.47 quilos de lixo por dia, o filme, em pouco minutos, transmite conselhos básicos mas eficazes que permitem reduzir os resíduos. Assim, pensar o acto de consumo está na base da pirâmide: fazendo um consumo consciente, comprando apenas o necessário, tendo em atenção as embalagens, preferindo as familiares, são factores que contribuem para que se faça menos lixo. Apostar na compostagem caseira, consumir água da torneira, reutilizar sacos nas compras ou evitar o desperdício são outros dos conselhos dados no filme. A colocação de autocolantes a proibir a colocação, na caixa de correio, de publicidade não endereçada, é outra acção defendida no filme e que, tanto a autarquia como a EB 2/3 Cego do Maio promovem, distribuindo os autocolantes “Publicidade não endereçada, aqui não”. Os dísticos estão disponíveis nos serviços de atendimento ao público da Câmara Municipal e na EB 2/3 Cego do Maio.

recolha de equipamentos

Recolha de equipamentos eléctricos e electrónicos na EB 2/3 Cego do Maio

Os equipamentos eléctricos e electrónicos avariados, como as torradeiras, os secadores, as varinhas mágicas, entre outros, adquirem, com a campanha “Poupar. Viver Melhor!”, uma segunda vida. De facto, tanto o MAPADI como a EB 2/3 Cego do Maio colocam à disposição dos interessados um ponto de recolha destes equipamentos – o MAPADI até 29 de Novembro, a EB 2/3 Cego do Maio até 18 de Junho do próximo ano. Posteriormente, os equipamentos são reparados e entregues a instituições de solidariedade social. Um serviço semelhante é oferecido pela Associação de Amizade de S. Pedro de Rates que recebe e repara gratuitamente estes equipamentos, devolvendo-os. Este serviço está disponível até ao final do mês de Dezembro.

Até sexta-feira, 27 de Novembro, o Centro de Saúde da Póvoa de Varzim associa-se à campanha e distribui sacos elaborados com farrapos pelos utentes do MAPADI. Para além disso, e com a ajuda de cartazes, folhetos e a exibição de um filme, incentiva a adopção de comportamentos de poupança e redução de resíduos, como, por exemplo, o consumo de água da torneira.

Recordamos que hoje, na Praça do Almada, decorre uma acção de demonstração sobre a produção de resíduos têxteis. Assim, estão depositados, junto ao edifício da Câmara Municipal, a roupa e calçado recolhidos, na última semana, em Roupões existentes na cidade.

“Poupar. Viver Melhor” é uma campanha ambiental lançada pela autarquia com o apoio de vários parceiros sociais, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorre entre 21 e 29 de Novembro. No portal municipal, pode consultar e seguir o programa passo-a-passo, através de notícias e imagens.