Em conjunto com vários parceiros sociais, foram organizadas exposições, acções de sensibilização, exibições de filmes, foram distribuídos objectos elaborados a partir da reutilização de materiais e disponibilizados pontos de recolha para equipamentos eléctricos e electrónicos, entre outras iniciativas, que decorreram não só na cidade, como também em freguesias da Póvoa de Varzim, como Rates ou Terroso.

Bem recebida pela população, “Poupar. Viver Melhor!” espalhou a mensagem de que reduzir na produção de resíduos pode significar também uma poupança financeira expressiva, bastando às pessoas adoptarem comportamentos simples como consumir água da torneira, utilizar lâmpadas economizadoras, fazer compras de uma forma consciente, evitando o desperdício, etc. Para além disso, tratou-se também de sublinhar que a Câmara Municipal disponibiliza diversos equipamentos “amigos” do Ambiente. É exemplo o projecto “Projecto Terra a Terra”, estabelecido com o apoio da Lipor, dirigido a toda a comunidade e que convida a fazer a compostagem caseira. Os compostores são oferecidos, bastando aos participantes assistir a uma acção de formação. Além disso, e em plena campanha “Poupar. Viver Melhor!”, a autarquia alargou a sua rede de Roupões, que de cinco passaram a sete. Os Roupões são equipamentos que permitem a deposição de vestuário usado, posteriormente encaminhado para mercados de 2ª mão ou para a indústria que recupera as fibras, produzindo novos materiais.

Ainda que a campanha tenha terminado ontem, a EB 2/3 Cego do Maio e a Associação de Amizade de S. Pedro de Rates vão prolongar as acções que dinamizam no âmbito de “Poupar. Viver Melhor!”. Ambas as actividades têm em comum o facto de disponibilizarem um ponto de recolha de materiais eléctricos e electrónicos. Na EB 2/3 Cego do Maio este ponto de recolha está disponível até 18 de Junho, sendo que os equipamentos recolhidos (como pequenos electrodomésticos, secadores de cabelo, máquinas fotográficas) são enviados para instituições de solidariedade depois de reparados. Até 31 de Dezembro, a Associação de Amizade recebe e repara os equipamentos gratuitamente, devolvendo-os.

Recorde “Poupar. Viver Melhor!” através das galerias de imagens disponíveis no portal municipal, local onde pode encontrar variada informação sobre toda a campanha.