O autarca começou por dirigir uma palavra de reconhecimento ao proprietário Filipe André, que “criou o seu negócio há 18 anos e hoje, é uma das empresas de referência ligada a esta atividade no concelho da Póvoa de Varzim”.

Aires Pereira fez questão de reiterar, uma vez mais, a importância da horticultura no concelho da Póvoa de Varzim: “é a atividade que mais gente emprega no nosso concelho, direta e indiretamente. A Póvoa sempre teve uma grande tradição agrícola e daí o sucesso que temos tido. Não temos tido grandes crises de desemprego nem de falências porque temos a nossa atividade muito diversificada”.

O edil transmitiu que se manifestou, desde a primeira hora, disponível para a inauguração da empresa por considerar “importante que o Presidente de Câmara vos dê uma nota sobre aquilo que acha deste setor e sobre a importância que atribui àquilo que é o vosso trabalho”.

Neste sentido, transmitiu que “conheço muito bem aquilo que vocês fazem e vendo muito bem o vosso peixe. Em qualquer lado digo que temos na Póvoa de Varzim aquilo que de melhor se produz sob o ponto de vista hortícola no país”, acrescentando que “precisamos de continuar a dizer isto porque se o fizermos continuamos a dar credibilidade ao vosso trabalho e áquilo que produzem. Todos somos poucos para dar nota da importância deste setor para a Póvoa e para o país”.

A este propósito, afirmou que “o Presidente de Câmara é vosso parceiro para tudo aquilo que precisarem para que a vossa atividade seja cada vez mais profícua e menos penosa quer no que diz respeito aos acessos quer a drenagens”. Manifestou a inteira disponibilidade do executivo para a resolução destas questões.

Aires Pereira alertou todos os presentes para a sustentabilidade do setor que considera ser “o trabalho de uma vida”: “pensem duas vezes antes de fazerem novos investimentos”, fundamentalmente, “para aqueles que vão recorrer ao setor bancário”.

O Presidente da Câmara chamou a atenção de todos para uma questão que surgiu, recentemente, nas redes sociais: “uma pessoa não identificada a denegrir muito aquilo que é o vosso trabalho e o que produzem”. Neste sentido, advertiu “se não nos defendermos, ninguém nos defende. São setores concorrenciais. E, portanto, temos que nos defender e fazer oposição aos que querem denegrir aquilo que é o nosso trabalho. Não deixem estas coisas passar em claro. Se não formos capazes de defendermos o nosso trabalho e aquilo que é a nossa sustentabilidade acreditem que a concorrência é grande”.

Terminou manifestando uma vez mais “a disponibilidade do Presidente da Câmara para as vossas lutas” e desejando “os maiores sucessos ao Filipe e à Sílvia nesta vossa nova aventura”. Informou os presentes de que não haverá qualquer aumento de impostos em 2017 e que o Município abdicou de 27 milhões de euros em 2016 em prol dos poveiros.

Deixou ainda votos de um Bom Ano 2017 e Feliz Natal para todos.

Aires Pereira procedeu ao descerramento da placa inaugural e o padre da freguesia, Adelino Sousa, benzeu as instalações. Seguiu-se uma visita guiada pelo edifício.