O Passeio Cicloturístico é já uma tradição na Póvoa de Varzim no que concerne as comemorações do Dia da Liberdade. Os participantes vão concentrar-se às 10h30, na Praça do Almada, e, depois de uma passeio pela cidade, regressam ao centro cívico. O concerto da Banda Musical da Póvoa de Varzim, às 11h00, também na Praça do Almada, encerra a manhã de festa. A partir das 13h30, decorre, no Pavilhão Municipal, o Torneio Aberto de Ténis de Mesa. Toda a comunidade poveira está convidada a celebrar o 25 de Abril.

Ainda para assinalar o Dia da Liberdade, a Casa da Juventude e a Biblioteca Municipal promovem atividades para o público infantojuvenil. De 23 de abril a 4 de maio, estará patente, na Casa da Juventude, uma exposição de trabalhos premiados do Projeto Escola da Minha Vida, e, no dia 24, haverá um Mural “Liberdade” – Temática “Abril ecos da Revolução”. No dia 27 de abril, terá lugar, no Salão Nobre, a Sessão de apresentação e votação das propostas do Orçamento Participativo Jovem 2018.

No dia 24 de abril, a Biblioteca Municipal vai promover um ateliê de expressão plástica “A Flor do 25 de Abril”, às 10h30, na Biblioteca Diana Bar, e às 14h30, um ateliê de pintura e poesia “A Árvore da Liberdade”, na Biblioteca Rocha Peixoto.

Todos os eventos são de participação gratuita.