A tarde foi vivida em ambiente de festa pelos argivaienses que celebraram a data com a concretização de um sonho vendo a Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso e toda a área envolvente reabilitadas.

O programa começou com um cortejo religioso até à capela, onde teve lugar uma eucaristia celebrada pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, e que contou com a presença de vários párocos do concelho. O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, e o Presidente da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, Ricardo Silva, também participaram nas cerimónias, bem como o Vice-Presidente Luís Diamantino e a Vereadora Andrea Silva.

Num discurso marcado pela emoção, o Pároco de Argivai, Avelino Castro, fez questão de lembrar todos os que estiveram envolvidos no processo de reabilitação da Capela e de prestar a sua gratidão com a entrega de uma lembrança às seguintes pessoas/ entidades: D. Jorge Ortiga; Aires Pereira “porque nunca fechou a porta às instituições religiosas e foi graças ao Senhor Presidente e à sua equipa de trabalho que pudemos requalificar toda a zona envolvente à capela”; União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai e Junta de Freguesia anterior; D. Odete, que doou terreno para o adro da capela; à Agros; às “minhas seis Marias” (Elisabete Fonseca, Teresa Pinto, Edite Matos, Cátia Laundos, Amélia Anjo, Elisabete Moreira) que se uniram num grupo de trabalho “Nós pela Capela” para angariação de fundos para as obras. Também o Padre Avelino Castro recebeu do Nós pela Capela um gesto de gratidão por toda a sua dedicação à causa.

No exterior da Capela, o Grupo Coral da freguesia interpretou o hino de Argivai, a que se seguiu o descerramento do marco milenar da comunidade que marca a reabilitação da Capela e zona envolvente e discursos do Presidente da Câmara e do Arcebispo.

O edil começou por reconhecer o empenho do Padre Avelino Castro e da comissão “Nós pela Capela” na realização desta obra.

E sobre o ato realizado nesta terra milenar, berço da Póvoa de Varzim, Aires Pereira constatou que “numa altura em que pelo mundo se destroem igrejas, capelas e templos, num momento onde a união e a partilha cada vez são mais difíceis, no concelho da Póvoa de Varzim damos todos as mãos para que seja possível construir mais um espaço de encontro. É esta particularidade que faz de nós uma terra milenar, uma terra onde as pessoas se preocupam e cuidam umas das outras”.

O Presidente da Câmara realçou o facto de como “uma comunidade pequena foi capaz de se unir e cumprir um sonho”, acrescentando que “este é um daqueles momentos que nunca mais nos esquecemos na vida, em que estivemos aqui, contribuímos e participamos. E, portanto, é sempre um momento alto na vida da nossa comunidade”.

O autarca referiu-se às comemorações dos 250 anos da Igreja da Lapa, “que também serão um momento alto na nossa comunidade” e ao Santuário em Balasar, “que será um ponto de encontro para reflexão conjunta e para fazer o bem”.

D. Jorge Ortiga salientou a importância do “nós” porque “sozinhos nada conseguimos. O que nos une é o sentido da humanidade”.