Na passada sexta-feira, na própria Igreja, deu-se assim início a um ciclo de conferências que se irá estender até 2022. Será nesse ano que a Igreja da Lapa irá completar dois séculos e meio de vida. No entanto, as comemorações tiveram início no passado mês de fevereiro.

O evento foi organizado pelo Museu Municipal da Póvoa de Varzim.

José Paulo Leite de Abreu nasceu em 1959. Fez o curso de Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Braga); a licenciatura pela Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino (Roma); e o doutoramento pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma). É professor auxiliar da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Braga). As suas áreas de especialização e interesse são: história da Igreja, história da arte, direito canónico e museologia. Investigador integrado (doutorado) na equipa do CEHR. É responsável pela Pastoral Universitária na Arquidiocese de Braga.