O programa comemorativo tem o Município como parceiro principal, mas conta com o envolvimento de várias associações, instituições locais e todos os que de modo particular se queiram associar.

A apresentação das comemorações realizou-se, ontem à tarde, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, e pelo Pároco da Lapa, Padre Nuno Rocha.

Aires Pereira transmitiu que “a nossa ambição para comemorar os 250 anos da Igreja da Lapa é aquela que conseguirmos realizar”, acrescentando que se trata de “um momento único que vamos viver ao longo dos próximos, praticamente, três anos de preparação destas comemorações”.

O Presidente revelou que “começamos no dia 27 de fevereiro com o Cortejo dos Fachos, uma forma de evocar o naufrágio e homenagear aqueles que perderam a vida no mar, mais de 60 poveiros morreram na entrada da barra da Póvoa de Varzim”. A concentração para o cortejo será às 18h00, na Praça do Almada, saída com destino à Igreja da Lapa, passando pela Capela de São Tiago. Às 19h00, atuação do Coro Capela Marta e declamação de Aurelino Costa, em frente à Igreja da Lapa. “Este será o ponto de partida de todo este processo que vamos iniciar das comemorações”, anunciou o edil.

Aires Pereira referiu-se ainda ao facto de se terem iniciado hoje os trabalhos de requalificação da zona envolvente à Igreja da Lapa: “pretendemos, com esta empreitada, aumentar toda a área pedonal e a zona em frente à Igreja para que as pessoas possam fruir de forma mais próxima com o espaço, uma vez que vamos retirar objetos que não têm que estar ali.  Vamos aumentar, de alguma forma, aquilo que é o adro da igreja e vamos também aproveitar para recuperar o passeio em frente, uma vez que havia muitas reclamações por causa das raízes das árvores que danificaram o passeio. Não vamos retirar as árvores, mas sim tentar remover essas raízes e colocar o passeio nas devidas condições”.

O Presidente entende que este processo de requalificação também “ajudará a chamar a atenção para a importância deste edifício que é muito mais do que um edifício, é uma referência para todos os poveiros”.

Aires Pereira terminou esclarecendo que a intenção de lançar este programa comemorativo com tanta antecedência prende-se com o facto de “chamar a atenção e solicitar a colaboração de todos na cedência de materiais para exposições que pretendemos realizar. Haverá debates sobre arquitetura, conferências de âmbito cultural, religioso e recreativo, momentos de história coletiva que terminarão com a edição de um documento que ficará para as gerações futuras daquilo que foram estas comemorações e as várias modificações que houve ao longo do tempo em toda aquela zona”.

O Padre Nuno Rocha começou por referir-se ao apoio “fundamental” da Câmara Municipal para levar a cabo estas comemorações que se pretende que envolvam toda a comunidade.

Sobre o edifício que conta com 247 anos, o Padre Nuno revelou que “a igreja tem vindo a sofrer várias intervenções, tendo em vista o ano 2022. A última foi o restauro dos tetos e a próxima fase será o restauro dos altares”.

Esta sessão contou ainda com a apresentação do logotipo do evento por parte do seu autor, Helder Luís. Saiba mais aqui.